O que Davi estava passando no Salmo 6?

Perguntado por: amonteiro4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Davi inicia o Salmo 6 derramando sua alma perante o Senhor. Ele admite ser merecedor da repreensão de Deus, mas apela para Sua compaixão. Ele deseja que a disciplina divina seja acompanhada também pela misericórdia divina (Salmo 6:1,2). O salmista diz estar debilitado e com seus ossos abalados.

Salmo 6: 1-10 - SALMO DE LAMENTOS 1/7 – DAVI RECORRE À MISERICÓRDIA DE DEUS. Neste salmo Davi está sofrendo muito. Tudo indica ser por causa das consequências de seus pecados, independentemente se o que o persegue são inimigos ou doenças e enfermidades. O que impressiona é como Davi se volta para Deus em oração.

O Salmo 6 é especial para sentir-se próxima do Senhor e também receber auxílio nos momentos de alguma desavença ou briga com a família. O salmo é indicado para manter o equilíbrio, dispersando a solidão e atraindo muito amor, recebendo apoio e carinho nos momentos de provações.

Mas o que o texto quer dizer é que não há um justo por seus próprios méritos, não há um justo que é justo por causa de suas virtudes ou por causa de sua santidade. A Bíblia diz que há o momento em que uma pessoa pode se tornar justa.

"Os olhos do Senhor" é uma expressão que aponta para a presença de Deus em todos os lugares. Todos os nossos atos e tudo o que ocorre na terra é do conhecimento de Deus.

“Esperei com paciência no Senhor” é uma declaração feita por Davi em um de seus salmos. Um estudo bíblico dessa frase indica a confiança perseverante e paciente do salmista em Deus num período de crise.

O rei Davi de Israel sentiu-se assim. No Salmo 13, Davi registrou sua intensa frustração com o silêncio de Deus durante um tempo de profunda necessidade. Ali ele nos deu o exemplo de oração para seguirmos quando nos sentirmos como ele se sentiu.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Davi colocou sua paixão em Deus ainda quando era jovem e isso se tornou evidente aos olhos de todos. Ele foi designado para cuidar das ovelhas e fez esse trabalho com todo o seu coração. Pastorear ovelhas foi a maneira que Deus encontrou para preparar Davi para a grande batalha.

Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a. C., e conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico. Na juventude, na guerra contra os filisteus, matou o gigante Golias.

O livro de Salmos é uma coletânea de cânticos presente na Bíblia hebraica e no Antigo Testamento da Bíblia cristã. O estudo bíblico de Salmos revela a variedade de características, temas, gêneros e autores que há no livro. Dessa forma, seus cânticos fornecem um modelo de adoração adequado à diversas situações.

As mensagens do salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade, dando-lhes bençãos, proteção e livramento.

6 – O salmo, na missa, faz parte integrante da liturgia da palavra, não podendo por isso ser omitido. É prolongamento da palavra bíblica, em sentido lírico-meditativo, tendo portanto o mesmo valor da palavra de Deus. É também canto de repouso e de meditação.

Segundo a Bíblia, o Criador nos vê como a menina de seus olhos, pois somos o centro de sua atenção. Também o rei Davi clamou ao Senhor (Sl 17,8) para o guardar como a menina de seus olhos, o que significa que temos tanto valor quanto as pupilas de Deus.

Dt 32.10 afirma que Deus cuida e protege como se fossemos a menina dos seus olhos. Neste caso, menina dos seus olhos é uma linguagem figurada, um símbolo de amor e cuidado. Menina dos olhos representa algo precioso pelo qual deve haver cuidado. Este algo precioso somos nós, é a vida que recebemos de Deus.

Devemos tentar viver cada dia de forma a não ter ofensas contra quem quer que seja a pesar em nossa consciência. Deus colocou na Igreja certos meios de ajudar-nos, em outras palavras, os apóstolos, profetas, evangelistas e assim por diante, para “o aperfeiçoamento dos santos” [ver Efésios 4:11–12].

Salmos 33:13-15 ARA
O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.

Os olhos são as janelas para a alma. Esta frase do poeta norte americano Edgar Allan Poe mostra a importância do olhar. Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz. O olhar é tão valorizado que há milênios os egípcios já maquiavam a região dos olhos.

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.