O que Darwin observou no Brasil?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

"Darwin ficou muito tempo no Rio, onde fez observações sociais, levantou questões relativas à escravidão, e ainda coletou muita coisa, descreveu muitas plantas, bichos e rochas”, resume Katia. "O tempo que passou no interior viu coisas que nunca tinha visto, restingas, borboletas.

Durante a viagem de quase cinco anos que fez ao redor do mundo entre 1831 e 1836, Darwin esteve no Brasil, a bordo do navio Beagle, e passou por Fernando de Noronha, Salvador, Abrolhos e Rio de Janeiro. A passagem pelo Rio de Janeiro foi entre 4 de abril e 5 de julho de 1832.

Durante a famosa expedição no navio de pesquisa Beagle ao redor do mundo, Charles Darwin reconheceu a origem vulcânica das rochas do arquipélago de Fernando de Noronha.

No ano do bicentenário de Charles Darwin (1809-1882), historiadores investigam novos indícios que relacionam a insuficiência cardíaca com a Doença de Chagas, patologia que o estudioso contraiu em uma viagem à América do Sul.

Charles Darwin tinha apenas 22 quando iniciou as expedições pelo mundo, que duraram cinco anos. Três destes, dedicados à América do Sul e com passagens em 1832 e 1836 especificamente no Brasil. O início da viagem por nosso território foi em São Pedro e São Paulo e Fernando de Noronha.

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Darwin foi um dos primeiros naturalistas a explorar o arquipélago de Galápagos e documentar algumas espécies de animais, como borboletas, lagartos e tartarugas. No arquipélago, Darwin observou pássaros com formatos de bico diferentes, que depois descobriu serem todos tentilhões.

“Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin. Ele não apenas escreveu essa teoria, como também chamou grandes especialistas de cada área da Biologia para buscar formas de demonstrar que a evolução ocorria por seleção natural.

“O surubão de Noronha nada mais é que uma cortina de fumaça para uma polêmica que aconteceu durante a novela. Essa é a verdade”, disse o ator. Na festa de Gio, os convidados capricharam nos figurinos e gravaram vídeos no ambiente com brincadeiras fazendo referência ao “Surubão”.

O inseto ao qual Charles Darwin se referia como benchuca (o nome mais usado na Argentina hoje em dia é vinchuca) é o mesmo que chamamos no Brasil de barbeiro, o vetor do Trypanosoma cruzi. O episódio relatado indica que Darwin foi picado na Argentina e possivelmente também no Chile.

Darwin chegou ao Rio de Janeiro em 4 de abril, viajou pelo interior do Estado do Rio (160 km) e deixou a cidade em 05/07/1832. O segundo capítulo do livro sobre a viagem no Beagle relata as aventuras e tece muitas críticas aos brasileiros, destacando sua posição antiescragavista.

Mas, foi no sul do país, em Santa Catarina, com o trabalho de um naturalista emigrado da Alemanha, em 1852, Fritz Müller, que efetivamente se iniciou o processo da recepção da teoria de Darwin no Brasil, e onde se viu concretamente a aplicação de ideias centrais da teoria à natureza do Brasil.

Charles Darwin conhecido como o pai da evolução, foi um naturalista inglês que através de sua teoria sobre a evolução mudou o pensamento de vários campos ligados à Biologia e Antropologia, sendo o primeiro a desenvolver e publicar uma teoria científica de Seleção Natural, desenvolvendo-a através de uma teoria testável.

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.

Introdução. O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

O homem veio do macaco? O ser humano não “veio do macaco”. Esse é um equívoco que se criou em torno de uma ideia que não era de Darwin. Na verdade, o que ele disse é que havia indícios de que homens e macacos tinham um ancestral comum que evoluiu com o tempo e se desdobrou em vários ramos diferentes.

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

Darwin foi um importante naturalista britânico que ficou conhecido por sua obra A origem das espécies por meio da seleção natural, publicada em 1859. Nela Darwin tentou explicar os mecanismos que levam às mudanças nas espécies ao longo do tempo e são responsáveis pelo surgimento de novas espécies.

Em entrevista para a mulher Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, o ator soltou o verbo. O nome de Bruno Gagliasso está entre os mais comentados desta quarta-feira (06.07). O motivo? A entrevista que concedeu para a mulher Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme no podcast "Quem Pode, Pod".

Isso porque um protocolo em vigor em Noronha prevê que as moradoras grávidas sigam para o Recife quando chegam à 28ª semana de gestação, que equivale a 7 meses. O motivo disso? Não existe uma norma ou até mesmo lei oficial que proíba partos em Fernando de Noronha.