O que dar para um cachorro recém-nascido?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Até o primeiro mês de idade, o filhote recém-nascido deve se alimentar exclusivamente com o leite materno, pois possui a quantidade certa de proteínas, gorduras e nutrientes necessários para o crescimento saudável do cãozinho.

Do leite para alimentos sólidos
Primeiro pode ser oferecido um alimento pastoso, feito especialmente para filhotes - é facilmente encontrado em pet shops -, essa papinha tem todos os nutrientes necessários e uma textura ideal para que o animal possa comer sozinho, mas jamais se deve deixa-lo sem supervisão.

leite materno

Os únicos alimentos indicados para os filhotes recém-nascidos são o leite materno e substitutos do leite materno. Dar leite de vaca para cachorro faz parte de um senso comum; afinal, trata-se de uma fonte importante de cálcio e energia para proporcionar um crescimento saudável.

Substituto do leite materno para filhotes de cães

  1. 1 xícara de leite integral (de preferência de cabra ou ovelha)
  2. 1 pitada de sal.
  3. 3 gemas de ovos (sem as claras)
  4. 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem ou óleo de coco.
  5. 1 dose de suplemento vitamínico mineral (Food Dog, Nutroplus ou similares)

A receita de leite caseiro para filhotes consiste em utilizar 1 xícara de leite puro e integral, de preferência leite de ovelha ou de cabra, 1 leve pitada de sal, 3 gemas de ovos sem claras e uma colher de sopa de óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem. Por fim, o leite deve ser oferecido morno e em uma mamadeira.

Não! Entenda que o leite de vaca não tem as propriedades nutricionais de vitaminas e proteínas que os cães filhotes realmente necessitam. Caso não seja possível para a mãe amamentar seu filhote, o ideal é procurar a ajuda de um veterinário para ver quais alternativas alimentares são melhores para o seu desenvolvimento.

Não ofereça o nosso leite de caixinha ou mesmo o leite em pó para humanos aos filhotes de cachorro. Em qualquer idade, as necessidades da espécie humana são muito diferentes das necessidades caninas.

Existem leites feitos para filhotes de animais no mercado, mas pela nossa experiência, o Nan 1 é a melhor opção para filhotes recém-nascidos e, também, é uma opção mais fácil de encontrar. Não dê leite de vaca.

A posição para tomar leite segue a mesma que o filhote ficaria se a mãe estivesse alimentando: barriga para baixo e a cabeça levemente inclinada para cima. Sempre tomando cuidado para que não entre ar na mamadeira. Se o filhote for apressado, é só tirar o bico e esperar ele tomar o que está na boca.

Logo na primeira semana, o filhote deve se alimentar com 13 ml de leite a cada 2 horas. Já na segunda semana, o recomendado é que seja 17 ml a cada 3 horas, e na terceira semana 20 ml nesse mesmo intervalo de tempo.

Modo de preparo
Ferver o leite com a gema de ovo. Quando estiver morno, acrescentar o creme de leite e o mel. Depois de misturar os ingredientes, colocar em uma mamadeira específica para filhotes. “É muito importante o uso da mamadeira para evitar que o leite entre na traquéia ao invés do esôfago”, alerta Adriana.

Conheça 5 opções para substituir o leite de vaca

  • Leite” de Soja. O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. ...
  • Leite” de Amêndoas. ...
  • Leite” de Gergelim. ...
  • 4. “ ...
  • Leite” de Inhame.

O modo de preparo da papinha é bastante simples. No comedouro, vai ser realizado um processo para amolecer a ração, então adicione a quantidade que seu cão está acostumado a comer com uma pequena quantidade de água morna. Posteriormente, com um garfo amasse a ração. Vá misturando água aos poucos até ficar pastoso.

Para cachorros filhotes, adicione 3 colheres de sopa de soro caseiro. Mas só em casos de desidratação leve associada a sintomas de cansaço, respiração ofegante e olhos saltados. Os cachorros com até 2,5 kg, administre de 3 a 5 colheres de sopa de soro caseiro na tigela de água ou seringa plástica sem a agulha.

Os filhotinhos irão iniciar o desmame, ou seja, começar a trocar a alimentação exclusiva do leite da mãe para uma alimentação natural ou ração seca a partir dos 45 dias de vida. Portanto, o filhote entre 20 dias até os 44 dias de idade ainda estará se alimentando exclusivamente do leite materno.

Em casa e sem a presença da mãe, a veterinária recomenda o uso de cobertores e de bolsa de água quente — lembrando que ela deve estar protegida para afastar o risco de queimaduras. Além disso, ela orienta fazer o isolamento adequado do piso para evitar quedas na temperatura.

Assim, a ingestão pode desencadear reações gastrointestinais como vômitos, diarreia, gases e dor abdominal. Uma vez que o leite em pó é a bebida láctea desidratada, ele possui uma concentração de lactose ainda maior que o leite tradicional. Por isso, ele não deve ser oferecido puro ao amigo de quatro patas.

Por que não oferecer leite de vaca para bebês menores de 1 ano de idade? ATÉ OS 6 MESES O BEBÊ DEVE RECEBER EXCLUSIVAMENTE LEITE MATERNO. O leite materno deve ser a alimentação exclusiva até os 6 meses. O LEITE DA MAMÃE TRANSFERE VÁRIOS ANTICORPOS PARA O BEBÊ, evitando-se várias infecções.

Comece com respiração emergencial ou com compressões torácicas. No caso de um filhotinho recém-nascido que não respira (tendo pulso ou não), comece liberando as vias aéreas através da respiração emergencial, e depois siga para compressões torácicas caso ele não apresente pulso.

No caso de serem rejeitados pela mãe, ela pode até tentar matá-los. Por fim, mantenha a cadela sempre confortável, com água fresca e ração por perto. “Ela precisa ficar o mais sossegada possível, e ter uma alimentação adequada para amamentar os filhotes corretamente”, finaliza Mayre.

Porém, produtos como leite de soja, leite de arroz, leite de aveia e o leite de amêndoa podem ser oferecidos ao pet, se forem sem adição de açúcar. Além deles, você também pode optar pelo leite desnatado ou semidesnatado para dar ao cachorro.