O que dar para seu afilhado no dia do batizado?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

A função dos padrinhos de Batismo é “colaborar com os pais em sua missão”[1] de ajudar o batizando a “crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus”[2].

Como organizar um batizado simples: um restaurante
Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

Lembrança de batizado para padrinhos e madrinhas: as 3 melhores opções para presentear!

  • Caixinha de MDF personalizada. A caixinha de MDF personalizada é nossa primeira dica de lembrança de batizado para padrinhos e madrinhas. ...
  • Chaveiro com mini terço. ...
  • Caixinha de doces personalizados.

O batizado do bebê é uma cerimônia realizada na igreja e normalmente convida-se apenas os padrinhos, familiares e amigos mais próximos.

Segundo as tradições da igreja católica, eles serão os responsáveis por cuidar e garantir que a criança percorra os caminhos da fé. A roupa do bebê: Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Começando pela parte que gera mais dúvidas dentre as pessoas, quem compra a roupa do batismo? Quem são os responsáveis por isso? Primeiramente, levando em consideração a tradição, os padrinhos sempre foram os principais selecionados para esse tipo de compra.

O ideal é que você escolha ou um vestido branco, ou em alguma outra cor em tons pastéis, como um rosa claro, azul bebê, creme ou um cinza bem clarinho.

– Óleo e água –A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: 'Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada.

O papel das madrinhas no batizado católico
Nesse momento de uso de água e óleo, o padre pronuncia as preces de batismo que consistem nos seguintes dizeres: “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Ser dinda é isso: ser considerada uma segunda mãe ou um segundo pai. É também ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado! É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo.

Nada de roupa de luxo ou com cara de casamento; também não deve ser muito esportiva como se fosse um churrasco ou um almoço de domingo na casa da mãe ou da sogra. Tons claros são os mais indicados, pois acompanham a leveza do evento; estampas também valem e combinam com a ocasião e o horário.

Ser chamado pelos pais da criança
Essa é a primeira regra. Não se pode auto convidar para ser padrinho ou madrinha de alguém. É necessário que o convite seja espontâneo e que os pais pensem e cheguem à conclusão natural de quem é a melhor opção.