O que dar para Exu beber?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

No culto de urubá, a bebida tradicional de exu é o emur, que é o vinho de palma, o vinho da palmeira do dendezeiro. Muitos acreditam que o emur.

Coloque a farinha, jogue a cachaça até umedecer toda a farinha, coloque azeite de dendê até ficar homogêneo como um mingau grosso. Sempre misturando com a mão esquerda, rezando e oferecendo para Exu, firmando seu pedido e devoção, baforando o charuto.

É comum, ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé, que uma filha da casa venha com uma quartinha com água e despeje esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa.

Por exemplo, um Exu Caveira pode gostar de receber um padê de farinha de milho, com azeite de dendê e um bife de porco refogado no Azeite de Dendê.

– whisky. Vá para um jardim florido. Lá, pegue o copo, enche-o com o whisky e diga: “Laroiê, laroiê, laroiê Senhor Exu. Quero agradecer por cuidar de mim e de minha família.

Oferendas:

  1. Pombagira: flores vermelhas, vinhos, espumantes, perfumes, batom vermelho e jóias.
  2. Exu: conhaque, cachaça, gim e whisky.

As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.

Exu Veludo bebe whisky e todo tipo de bebida fina como o gin, por exemplo. Na gíria popular é um exu enjoado, fino, elegante. Fuma bons charutos, obviamente.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Todo médium deve firmar o seu exu e a sua pomba-gira em casa. Pensem no seguinte: Para que a casa fique harmonizada precisamos de um pólo irradiador (altar) e um pólo absorvedor (tronqueira pessoal). O médium vive em choque com energias negativas, então a firmeza de exu servirá como um ponto de descarrego pessoal.

É raro, mas pode ser o caso de que quem vai pegar esse dinheiro trará prosperidade para quem fez a oferenda”, explica. Segundo o babalawo, normalmente se dá dinheiro para mendigos. “Porque isso trará uma energia positiva.

Antes de mais nada : água é fonte de vida e também é um dos elementos de trabalho dentro da Umbanda . Ate na tronqueira tem água , mas se alguém sem conhecimento vir o Exu bebendo água capaz de julgar , e ainda sair dizendo que “ ali não tinha Exu.” Permanecer por 4 horas sem se hidratar é prejudicial à saúde .

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

São Jorge: santo da Igreja; orixá Ogum na umbanda; herói da Capadócia; orixá Oxóssi, o caçador, no candomblé. Ele é um mito cultuado com a cerveja. Ele é o cavaleiro sagrado da fé plural brasileira.