O que dar de presente para afilhado de batismo?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Aposte em tons pastéis em combinação com peças de roupas brancas. Abuse da delicadeza, com tecidos bordados, poás, rendas e babados. Você pode usar roupa de alcinha, principalmente no verão ou pela manhã, mas evite os decotes. Roupas muito justas também não são recomendadas para eventos religiosos.

Use cores discretas
rosa bebe, azul claro, cinza e bege são as melhores opções. Continue tendo o mesmo cuidado com cores também na hora de selecionar bijuterias e sapatos. Não existe diferença entre roupa de batizado masculino ou feminino, então você pode usar azul no batizado de meninas.

Quem são os responsáveis por isso? Primeiramente, levando em consideração a tradição, os padrinhos sempre foram os principais selecionados para esse tipo de compra. Porém, nos dias de hoje, esse tipo de padronização vem mudando bastante, onde isso não é unicamente e exclusivamente função dos padrinhos.

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Te amo e sou muito feliz por ser sua madrinha! Um dia Deus me concedeu a graça de ter você como minha afilhada e essa foi a maior dádiva que eu poderia ter recebido. Nunca duvide do meu amor e saiba que estarei sempre ao seu lado!

Segundo o site Casar.com, que organiza listas de casamento, o valor médio de um presente é de 270 reais. “A maioria custa menos do que isso, mas familiares e padrinhos costumam gastar mais”, diz o CEO do grupo, Fabio de Camillo. No site, as lembranças partem de 50 reais e chegam a 5 mil reais.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

Bege, branco, creme, canela, marrom, chumbo, cinza, marfim e preto são os tons mais em alta e que são os mais aconselhados para se usar em um batismo, pois eles são praticamente um coringa, combinam com qualquer outra cor e trazem uma sensação de paz tranquilidade e delicadeza tudo que um batizado.

Se você optar por uma calça jeans o melhor é que tenha cor escura ou pode ser de outros tecidos mais sociais. Ou seja, não tem para onde correr, nunca use moletom, calças de academia ou tactel em um batizado. Esse tipo de visual não é nada combinante para esse estilo de evento.

A função dos padrinhos de Batismo é “colaborar com os pais em sua missão”[1] de ajudar o batizando a “crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus”[2].

Como o pai ou padrinho deve se vestir? Por ser duas figuras importantes nesse momento, o melhor traje masculino é calça, sapato social e camisa social. Dependendo do local cabe uma gravata. Não precisa usar terno!

Muitas mães preferem combinar com o look dos pequenos e utilizar roupas brancas seja vestido, saia ou mesmo um look social durante o batizado. Essa é uma ótima opção, apesar de não ser a regra. Além do branco, cores como nude, bege, creme, rosa claro e outros tons pastéis, também são bem-vindos.

Os padrinhos são responsáveis pelas suas próprias roupas, incluindo sapatos, claro. Incluindo tudo, só pra deixar bem claro Eles devem alugar e pagar no local escolhido pelo noivo. Se tiver algum acessório personalizado, quem paga é o noivo.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.