O que dar de comida para cachorro com problema no fígado?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Vegetais como brócolis, espinafre e couve também podem ser inseridos na dieta do seu pet. Eles são ricos em antioxidantes e nutrientes que ajudam a desintoxicar o fígado, o que pode contribuir para a redução dos níveis da enzima.

Quais são os vegetais que o cachorro pode comer?

  • abobrinha, abóbora;
  • batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis;
  • cenoura, chuchu, couve, couve-flor;
  • espinafre, inhame, mandioquinha;
  • rabanete, repolho, vagem;
  • batata, mandioquinha, inhame e outros tubérculos devem ser oferecidos cozidos.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Dentre os alimentos que prejudicam o fígado, estão também os refrigerantes, repletos de frutose ou xarope de milho e elevado teor de carboidratos elevado, fazendo com que o risco de infecções no órgão aumente.

Amêndoas, nozes, castanha, amendoim, castanha-do-pará, avelã, semente de chia, girassol, linhaça, abóbora e gergelim são ricas em ômega-3, vitamina E, complexo B e minerais. Aliás, têm fibras que minimizam a absorção da gordura no intestino e aumentam o colesterol bom, com isso, protege o fígado.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

Vegetais como brócolis, espinafre e couve também podem ser inseridos na dieta do seu pet. Eles são ricos em antioxidantes e nutrientes que ajudam a desintoxicar o fígado, o que pode contribuir para a redução dos níveis da enzima.

Entretanto, a veterinária Barbieri relata os principais sintomas de uma doença no fígado, como vômitos, perda de apetite e peso, mudança de comportamento, porém com destaque para um “o mais notável que poderá aparecer é a icterícia, caracterizada pelo amarelamento de mucosas, pele, e até do branco do olho”.

Já quando o cãozinho está com dor de estômago, cólicas ou problemas digestivos, o cachorro pode tomar chá de erva-doce para aliviar as dores e desintoxicar o organismo.

Como ajudar o cachorro doente
É importante estimular que o cachorro coma, mas sem forçar. Somente alimentado ele terá forças para se restabelecer. Neste caso, podem ser oferecidos alimentos ricos em vitaminas (B6, B12, selênio). Legumes e frutas são exemplos.

Prática de exercícios. Fazer atividades físicas é comprovadamente uma forma natural de como aumentar a imunidade do cachorro. Cuidar da saúde dessa maneira faz bem tanto para humanos quanto animais, pois podem manter a boa forma juntos, por isso, não deixe de fazer caminhadas ou leves corridas com seu cão.

Alguns remédios caseiros, como chá verde, chá de boldo e suco de beterraba, ajudam no tratamento de problemas do fígado, porque têm ação digestiva, aliviando sintomas como náuseas, má digestão e mal estar.

Chá de gengibre, cacau e canela
O uso do gengibre, do cacau e da canela promove um efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, melhorando os níveis das enzimas hepáticas e impedindo o acúmulo de gordura no fígado.

8 alimentos para limpar e desintoxicar o fígado

  1. Limão. ...
  2. Brócolis. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Café ...
  5. Oleaginosas. ...
  6. Chá de boldo. ...
  7. Suco de beterraba. ...
  8. Azeite de oliva.

O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural. Veja outros benefícios de consumir a laranja. Além da laranja, outras frutas ricas em vitamina C, que são boas para o fígado, incluem kiwi, acerola, abacaxi, limão e tangerina, podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia.

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.