O que dar aos pobres e emprestar a Deus?

Perguntado por: hfernandes6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

17 Quem dá aos pobres empresta a Deus, o qual virá a pagar com juros largamente vantajosos. 18 Corrige o teu filho enquanto é novo, enquanto ainda há esperança. Se não o fizeres arruinarás a sua vida.

Provérbios 28:27 NAA
Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas o que fecha os olhos para eles será coberto de maldições.

Se um de vocês emprestar algo a seu próximo, não entre na casa dele para pegar o objeto que ele lhe oferecer como garantia. Espere do lado de fora enquanto ele pega o objeto e o traz para você.

Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.

Ora, segundo Jeremias 5, 4-5, os pobres e debilitados são aqueles das classes baixas e dominadas, aqueles que não detêm nem o poder e nem o saber. É difícil olhar para a nossa sociedade hoje e detectar quem são estes? De forma alguma. É cada um que passa fome e frio nas esquinas.

Provérbios 19:17 Quem trata bem os pobres empresta ao SENHOR, e Ele o recompensará regiamente! Quem trata bem os pobres empresta ao SENHOR, e Ele o recompensará regiamente! O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício.

A Bíblia nos ensina a amar e servir ao próximo
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”

7 O rico domina sobre os pobres, e o que atoma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará. 9 O que vê com bons olhos será abençoado, porque adeu do seu pão ao pobre.

13 O que aencobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e as bdeixa alcançará misericórdia.

“Quem dá aos pobres, empresta a Deus. O pobre não tem como retribuir, mas Deus retribui.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro” (Êxodo 22,25). (Levítico 25,37).

Significado de inemprestável: Aquilo que não se pode emprestar, que não está em empréstimo.

A Bíblia diz: “O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Provérbios 22:7). Isto mostra quão importante é que os homens se mantenham sem dívidas.

Jesus disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). Como verdadeiros seguidores de Jesus, precisamos também servir os outros. Servir é ajudar os que necessitam de auxílio.

Em relação ao acúmulo de riquezas materiais, Ele nos dizia: “Não ajuntem para vocês riquezas na terra, onde traça e ferrugem corroem e onde ladrões arrombam e roubam (…) Porque onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração” (Mt 6,19; 21).

Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. O SENHOR o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. O SENHOR o sustentará no leito da enfermidade; tu renovas a sua cama na doença.

Jesus gostava muito de servir ao próximo. Ele foi o perfeito exemplo de serviço. Ele disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). Ele sabia que tinha vindo à Terra para servir ao próximo, e não para ser servido.

Quem dá ao rico, empobrece-o. Presta atenção às minhas palavras, aplica teu coração à minha doutrina, porque é agradável que as guardes dentro de teu coração e que elas permaneçam, todas, presentes em teus lábios. É para que o Senhor seja tua confiança, que quero instruir-te hoje.