O que danifica o nervo óptico?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O nervo óptico pode ser danificado por determinados tipos de doenças oculares como: glaucoma, neurite óptica entre outras. Ele também pode ser danificado devido ao uso de drogas, alguns medicamentos — por exemplo, o embutamol — e outras doenças, como o diabetes.

Não . Não há tratamento para nenhum tipo de atrofia do nervo óptico, É um quadro irreversível, independente da causa.

O nervo óptico pode ser danificado por determinados tipos de doenças oculares como: glaucoma, neurite óptica entre outras. Ele também pode ser danificado devido ao uso de drogas, alguns medicamentos — por exemplo, o embutamol — e outras doenças, como o diabetes.

A lesão a um nervo óptico ou a um dos seus caminhos para o cérebro resulta em perda de visão.

1 — Vitamina A
A vitamina A é a mais importante para os nossos olhos, pois mantém a córnea clara, lubrifica os nossos olhos e melhora a nossa visão em baixa luz, pois contém uma proteína chamada rodopsina.

Neurite óptica é a inflamação do nervo óptico. Os sintomas são, geralmente, unilaterais, com dor ocular e perda parcial ou total da visão. O diagnóstico é primariamente clínico. Tratamento é direcionado à causa de base; a maioria dos casos tem resolução espontânea.

Como tratar? A terapia farmacológica na neurite óptica (ON) tem o objetivo de melhorar os sintomas agudos de dor e a diminuição da visão, causados pela inflamação desmielinizante do nervo óptico. O principal tratamento é a administração de corticóides.

A cirurgia que tem ação de descompressão do nervo óptico também é conhecida como fistulização da bainha do nervo óptico e foi proposta inicialmente em 1872.

Estas doenças afetam o nervo responsável pela visão (nervo óptico), os nervos que movimentam os olhos (nervos oculomotores) e os nervos da pupila. Na Prática: O neuroftalmologista é o especialista em Neuroftalmologia.

As causas que podem levar a este desequilíbrio são muitas, pode-se citar: histórico de glaucoma, obstrução do sistema de drenagem ocular, uso prolongado de corticoides, trauma ocular mecânico, tumores, inflamações e realização de cirurgias nos olhos.

A única maneira de detectar problemas do nervo óptico é com a realização de exames que analisam sua integridade, como por exemplo, a oftalmoscopia.

Isso acontece principalmente pela carência de algumas vitaminas essenciais para o corpo, como vitamina B12, e também de alguns minerais, como potássio e magnésio. A desidratação também é um fator que pode fazer com que aconteçam espasmos involuntários em músculos pequenos como as pálpebras.

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.

Os principais sintomas da neurite óptica são:

  1. Perda de visão parcial ou total, que geralmente afeta apenas um dos olhos.
  2. Dificuldade de distinguir e perceber cores.
  3. Dor ao movimentar os olhos ou ao redor deles.

O teste semiológico do nervo óptico se dá utilizando objetos, podendo ser usado os dedos também, cartões coloridos e oftalmoscópio. A primeira parte do exame do nervo óptico é a acuidade visual. A acuidade visual é determinada pela menor imagem retiniana percebida pelo indivíduo.

Frutas vermelhas ou roxas: ricos em vitamina C. Esses nutrientes têm a função de antioxidantes e flavonoides. Ou seja, combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão.
...
Exemplos de frutas amarelas ou verdes:

  • Laranjas;
  • Limões;
  • Maçã;
  • Tangerina;
  • Abacate;

3. Ovos. As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

Suco de cenoura com laranja
Por ação da vitamina A, esse suco presenta uma excelente ação protetora para a visão, principalmente para a visão noturna. Rica em carotenoides, a combinação também faz bem para a saúde do coração.

A maioria dos pacientes apresentam uma recuperação favorável após um quadro de neurite óptica. Em algumas semanas, a recuperação visual se inicia de forma espontânea com uma ótima recuperação dentro de um ano para a maioria dos casos. A acuidade visual pode ser normalizada ou ficar bem próxima disso.

6 dicas para relaxar a visão

  1. Estimule a visão periférica. Olhar ao redor é um dos exercícios mais fáceis de estimular a visão periférica. ...
  2. Pausas ao longo do dia. Tatiana recomenda uma pausa de cinco minutos a cada uma hora de uso do aparelho. ...
  3. Olhar longe. ...
  4. Cobrir os olhos com a mão. ...
  5. Automassagem no rosto. ...
  6. Lembre-se de piscar.

Qual o preço da OCT? O preço médio do exame OCT ou Tomografia de Coerência Óptica é de R$300 na cidade do Rio de Janeiro.