O que danifica o microondas?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

2- Papel Alumínio: por ser um metal, o calor faz o papel soltar faíscas que podem danificar o seu microondas. O melhor para evitar isso é usar um plástico filme aderente, que cumpre a mesma função, mas de uma forma segura. 3- Alguns alimentos: certos alimentos não devem ser cozidos ou reaquecidos no microondas.

A regra, na verdade, é simples: Materiais que absorvem as ondas (em vez de deixar o alimento absorve-las) não devem ser usados, pois podem derreter, trincar, pegar fogo ou mesmo explodir. Por exemplo, metais e plásticos (eles podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento, porém existem algumas exceções).

10 anos

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.

Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

Quando o arroz sai do micro-ondas e volta a ser exposto à temperatura natural, essas substâncias tóxicas acabam aumentando bastante e podem causar uma grande intoxicação, com a presença de diarreia, náusea e vômitos. O ideal é reaquecer o arroz e depois mantê-lo acima de 60ºC.

Se o cheiro a queimado persistir depois de limpar o forno, verificar se as distâncias de ventilação são adequadas de acordo com as instruções de funcionamento do seu modelo e se está a utilizar as configurações correctas para cozinhar, deve contactar a nossa Rede de Assistência.

Tecnicamente, o problema ode ser mais simples que parece. Em grande parte dos casos pode ser apenas a troca de um fusível, este é um dispositivo de segurança que tem a função de cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa.

O ponto de superaquecimento da água no micro-ondas acontece em poucos minutos, superaquecendo também o aparelho e o recipiente utilizado. O perigo de queimaduras acontece ao retirar o recipiente do aparelho, podendo acontecer o fenômeno chamado de “explosão da água”.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.

Pode colocar vidro no micro-ondas? Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

Por exemplo: o fato de a luz interna do micro-ondas não acender nem sempre significa um problema. Isso pode ser apenas a lâmpada queimada. Já os quadros mais graves, como barulhos incomuns durante o funcionamento, podem sim indicar defeitos internos no eletrodoméstico.

R$ 340

Preço de conserto de micro-ondas
O preço para consertar o microondas é de cerca de R$ 340, se o defeito estiver na peça magnetron.

Peças e utensílios metálicos refletem as ondas emitidas pelo magnetron, que ao se chocarem com as ondas novas geram esses estalos e faíscas, portanto basta verificar se não há nenhum material metálico que foi deixado dentro do eletrodoméstico e evitar limpar internamente com esponjas de aço.

Continuar lendo O que danifica o DNA?