O que danifica mais o cabelo prancha ou escova?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

As escovas de alisamento são normalmente recomendadas pelos cabeleireiros para cabelos mais finos e sensíveis ou cabelos com menos ondulações definidas. Enquanto as chapinhas são recomendadas para alisar os fios mais grossos e encaracolados.

Principalmente no verão, a exposição excessiva ao sol, mar, piscina, aliada ao uso de secadores e chapinhas, pode ser a composição vilã para os cabelos. Além disso, o uso incorreto de prendedores, uma dieta carente em nutrientes e o estresse também podem influenciar.

Prancha com safira
Entre os tipos de prancha para cabelo, esse é o que menos agride os fios, por conta da superfície extremamente lisa. Pode ser usado tanto por pessoas que pretendem ondular ou alisar as madeixas.

Usar a chapinha todos os dias pode deixar os fios fragilizados, por isso, prefira utilizá-la uma ou duas vezes por semana, sem esquecer, claro, dos cuidados necessários. Além disso, os danos podem não ser vistos nos primeiros usos, mas são acumulativos de usos frequentes.

O calor quebra essa camada protetora e, com o tempo, danifica a camada interna (o córtex), deixando os cabelos opacos e secos e, em situações extremas, fragilizando e causando a quebra da fibra.

O excesso de calor de secador, chapinha e babyliss prejudica a cutícula, que é a responsável pela proteção das camadas mais internas do fio. As altas temperaturas ressecam muito os cabelos, abrindo a cutícula capilar.

Usar a toalha e a escova certas é truque fundamental
Além disso, dê preferência às escovas de cerdas finas. O ideal é que ela tenha cerdas bem unidas, já que esse tipo de escova desembaraça os fios com mais facilidade, deixando-os mais lisos e cheios de brilho.

A escova secadora prejudica mais a fibra capilar porque, ao contrário do secador, que pode ser posicionado longe do cabelo, a placa de metal dela fica em contato direto com os fios”, elucida a médica.

Compartilhe: Muitas pessoas ainda se perguntam qual a diferença entre prancha de cabelo e chapinha de cabelo. A resposta é: não há diferença.

Manter os cabelos hidratados é essencial para que eles não quebrem ou fiquem fracos. Por isso, investir em tratamentos com óleos, como a umectação, podem ajudar nessa tarefa de deixá-los mais fortes. Não se esqueça também se sempre usar um protetor térmico nos fios úmidos antes de secá-los com secador.

Quais são as cores de cabelo mais difíceis de manter? O cabelo ruivo é notoriamente difícil quando se trata de manutenção. Embora seja a cor mais difícil de tirar totalmente do cabelo, também é a primeira a desbotar, geralmente clareando drasticamente nas primeiras lavagens.

Como funciona o processo de crescimento de cabelo
Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos.

Se usada com parcimônia, a chapinha pode ser usada dia sim, dia não. Mas o uso indiscriminado pode esticar demais os cabelos e prejudicar a saúde do couro cabeludo.