O que dá sono no bebê?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Bebês precisam de uma rotina, principalmente na hora de dormir. Por isso, procure criar hábitos que acalmem e induzam ao sono, como diminuir a luz do ambiente, dar um banho morno relaxante, uma massagem com hidratante, etc.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  • Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  • Balance o bebê ...
  • Enrole o bebê ...
  • Coloque o bebê de lado. ...
  • Faça um som leve. ...
  • Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  • Dê um banho quente no pequeno. ...
  • Mude o ambiente.

Por que o bebê não dorme? Se o bebê não está dormindo e começa a ficar muito agitado, pode ser um indício da regressão do sono, falta de rotina, hábitos durante a noite e estímulos visuais em excesso.

Acontece quando ao final da janela do sono (tempo que o bebê consegue ficar acordado), ao invés de ter um momento de calmaria para o relaxamento e indução do sono, o bebê recebe mais estímulos. Muita luz, sons, interação com muitas pessoas. Eu costumo exemplificar essa situação como o “excesso de colos”.

As melhores maneiras de acalmar um bebê agitado

  1. Tente usar um bebê conforto ou um sling. Alguns bebês adoram ficar perto da mãe ou do pai o dia todo! ...
  2. Segure seu bebê de maneiras diferentes. ...
  3. Experimente movimentos diferentes. ...
  4. Use sons calmantes. ...
  5. Reduza os estímulos. ...
  6. Mantenha-se calma.

camomila

Chá de camomila
Isso porque a camomila é anti espasmódica e ligeiramente sedativa, e além de ajudar no sono, ela pode auxiliar também no alívio das cólicas. Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água.

Proporcionar um sono mais profundo e tranquilo ao bebê. Crianças até 8 anos: Tomar 5 gotas antes de dormir até que regredirem os sinais, após, diminuir para 3 gotas. Crianças de 8 a 12 anos: Tomar 10 gotas antes de dormir até que regridirem os sinais, após, diminuir para 5 gotas.

Floral de Bach Impatiens

O Floral de Bach Impatiens é indicado para os bebês mais agitados, trazendo paciência e tranquilidade, permitindo que o bebê durma e se alimente adequadamente. É recomendado também para os bebês que se irritam facilmente, são impacientes e querem tudo feito na hora.

Erva-cidreira
Colocar a erva-cidreira num bule e cobrir com água fervente. Tampar, deixar amornar, coar a beber a seguir, de preferência 30 a 60 minutos antes de ir dormir. A erva-cidreira pode ainda ser consumida na forma de cápsulas, com dosagens entre 300 a 500 mg por dia, ou gotas.

Outra dica recomendada por pediatras é deitar a criança, dobrar seus joelhinhos e levá-los à barriga, fazendo uma pequena pressão. Outra sugestão para diminuir a sensação de refluxo do bebê agitado para dormir é aumentar a cabeceira do berço.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim.

Caixa de Informações Chave: 1De acordo com o conhecimento e estudos médicos, não se pode dar chá para o bebê antes dos 6 meses.

Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.

Chorar e não ser atendido gera angústia e desamparo para o bebê. E essas sensações vão deixar importantes marcas que vão afetar o desenvolvimento emocional do bebê. Vale lembrar que o choro é uma forma de comunicação do bebê, pelo qual ele expressa seus desconfortos e angústias.

Além dos banhos com balde ou de banheira, uma opção muito interessante os banhos de ervas. A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir.

"No caso dos maiores de seis meses, o chá pode ser ofertado como prática de uma rotina de sono, na hora de ir para a cama, lembrando sempre da importância da escovação de dentes após a ingestão de qualquer alimento antes de dormir", explica a pediatra.