O que dá se comer larva?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Se as pessoas ingerirem acidentalmente suas larvas, as bactérias e vírus, que estão presentes no corpo das moscas, e também em seus ovos e larvas, podem acabar transmitindo várias doenças. Algumas delas são cólera, disenteria, febre tifoide e miíase, que é a mais preocupante de todas.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.

Apesar de tudo isso, é baixo risco de contrair uma doença após ingerir um alimento em que uma única mosca tenha pousado por um curto período, diz Ana Paula Garcia, mestre em nutrição pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenadora do curso de gastronomia da Uninter.

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em casos assim, a pessoa sente dores abdominais, prisão de ventre e febre, dependendo do quanto foi ingerido. E além de ingerir essas larvas, as moscas também podem plantá-las no corpo das pessoas, como por exemplo em feridas.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

As moscas-varejeiras têm maior tamanho, duas asas grandes e corpo azul ou verde metálico. Em contato com o calor da pele de uma pessoa ou animal, de 12 a 24 horas depois os ovos eclodem e surgem larvas minúsculas, que darão continuidade ao ciclo evolutivo do inseto.

Causas da Miíase
A bicheira é causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas. Depois de se alimentarem por um período no tecido humano, elas caem e se escondem no solo, em forma de pupa, para dar origem a uma nova mosca.

Faz mal? - Comer o bicho da goiaba não faz mal, apesar de ser meio nojento.

Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

Existem três principais tipos de larva: pupa, ninfa e verme. Cada uma destas possui suas próprias características, adaptadas para a sobrevivência. A larva do tipo pupa é aquela encontrada em insetos, como as borboletas e as mariposas.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

A presença da miíase em humanos pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

  1. Sensação de ferroada na pele;
  2. Dor;
  3. Coceira;
  4. Vermelhidão na área afetada;
  5. Sensação de movimento sob a pele;
  6. Ferida aberta com pus ou secreção.

O diagnóstico da miíase é clínico, feito pela identificação das larvas. A classificação da espécie é difícil. Apesar de não necessário, o hemograma pode demonstrar leucocitose e eosinofilia.

O diagnóstico é feito pelo achado de larvas em fezes ou no conteúdo do intestino delgado ou, às vezes, escarro, ou pela detecção de anticorpos no sangue. O tratamento é feito com ivermectina ou albendazol.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas