O que dá pra fazer com pó de madeira?

Perguntado por: ngalvao5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Já o pó pode ser usado como forração de canteiros, adubo – quando misturado a resíduos orgânicos – ou comercializados para indústrias de MDF e compensados. Ou seja, você faz um descarte sustentável e ainda pode ganhar com isso.

O produto pode substituir a madeira em diversas aplicações, principalmente em locais expostos à ação do sol e da chuva, como janelas, portas, andaimes e pisos utilizados em volta das piscinas.

Quando se trata de uma área recém-semeada, por exemplo, é mais recomendado utilizar um material leve, como a serragem, e com uma espessura bem fina, para não impedir o crescimento das plantas. No caso das árvores, é importante não exagerar na espessura da camada, já que essa condição pode atrair roedores para o local.

Após 18 dias a massa em degradação atingiu a temperatura ambiente, sendo então, deixada para maturar por 55 dias.

Na jardinagem, a serragem tem duas funções: a primeira, por ser natural, é sua utilização em misturas de adubo, pois favorece as reações naturais da compostagem e é rica em nutrientes necessários para as plantas e sementes. A segunda função é o isolamento.

A serragem chega em sacos, é peneirada e depois colocada em barris que recebem tinta dissolvida em água quente, depois água fria e a mistura prossegue manualmente. Aos poucos a serragem vai ganhando cores. Eles fazem uma cor de cada vez, o vermelho, verde, marrom, amarelo, roxo, azul, branco, entre outras cores.

Já o pó pode ser usado como forração de canteiros, adubo – quando misturado a resíduos orgânicos – ou comercializados para indústrias de MDF e compensados. Ou seja, você faz um descarte sustentável e ainda pode ganhar com isso.

Além disso, também é possível descartar a serragem em “ecopontos” (locais criados pelo poder público para receber e dar uma destinação adequada a resíduos sólidos, de acordo com a lei) espalhados pelas cidades ou buscar por empresas especializadas no recolhimento de detritos industriais.

A compostagem é uma alternativa às serrarias para resolver o problema do acúmulo dos seus resíduos; esse processo é induzido por um biocatalizador, que transforma o pó- de-serra em adubo orgânico.

Essa madeira triturada pode, a partir dessa etapa, ser reutilizada de diversas maneiras: para forrar o piso dos abrigos de animais, transformada em peças compensadas de MDF, servir de adubo e até mesmo ser transformada em celulose para a produção de certos tipos de papel.

“Esse material pode ser aplicado nas áreas de recuperação em dois momentos. Pode ser usado em um primeiro momento quando o material orgânico serve para corrigir o solo degastado e, em um segundo momento, quando já foram plantadas as mudas de árvores típicas da região.

Aplique as cinzas de madeira com adubo natural das suas plantas apenas quando estas estiverem completamente frias. A proporção que deve utilizar é de sensivelmente 3kg/ m². Evite aplicar em demasia pois vai colmatar em consequências indesejáveis para o seu solo.

Acrescento que no processo de compostagem, a mistura tende a aumentar a temperatura atingindo até 65º C, quando esta temperatura cai e estabiliza na temperat...

Você pode estimular a decomposição misturando materiais finos e pesados, regando frequentemente e mexendo o material periodicamente com um forcado -- caso você tenha uma pilha grande -- ou com um ancinho em jardins e canteiros de flores.

Importância da serragem na compostagem
Por ela ser dura, ela proporciona a oxigenação do sistema, acelerando a compostagem e evitando odores. A serragem também possui o tamanho ideal para criar uma barreira física para impedir a atração e o acesso dos mosquitos aos alimentos.

Geralmente, caso a madeira não receba nenhum tratamento, ela pode se decompor em 5 a 8 meses. Porém, as madeiras que são usadas para produzir portas, janelas e moveis são madeiras que recebem um tratamento para durarem mais e resistirem as intempéries e aos organismos decompositores.

O mesmo cita que, dependendo do tempo de armazenamento, a serragem pode ser usada como substrato sem a necessidade de realizar compostagem; entretanto, esse autor ressalta que serragens, ainda que envelhecidas e naturalmente compostadas, podem apresentar Page 2 2 fermentação ácida e prejudicar o crescimento das plantas ...