O que dá pra fazer com 480 pontos no Enem?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Qual é a nota mínima para passar no Enem?

  • Pedagogia: entre 480 e 655 pontos.
  • Administração: entre 610 e 680 pontos.
  • Ciências Contábeis: entre 460 e 640 pontos.
  • Gestão de pessoas: entre 460 e 715 pontos.
  • Educação física: entre 595 e 610 pontos.
  • Enfermagem: entre 565 e 710 pontos.
  • Serviço social: entre 460 e 700 pontos.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina pelo Sisu. A pontuação média necessária para ser aprovado em Medicina no ENEM através do Sisu é atualmente de 812 pontos. A nota mais alta alcançada é de 920 pontos, enquanto a menor nota é de 772 pontos.

Se você teve média de 450 pontos no Enem e pretende fazer um financiamento pelo Fies, você pode entrar em cursos como Administração, Biomedicina, Design, Engenharia Civil, Fisioterapia, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

Quanto vale 45 acertos no Enem? Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Nessa prova, os estudantes com 10 acertos atingiram notas de 300 a 450. Já os que obtiveram êxito em 15 questões conquistaram um resultado que variou de 400 a 500 pontos.

Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) disponibilizou as notas de corte parciais para o Vestibular Enem USP 2023. A maior nota de corte é 853,73 do curso de Medicina ofertado no campus da USP, de Reibeirão Preto (SP). Já a menor nota de corte é 728,93 do curso de Ciências Exatas, de São Carlos.

Administração: 450 a 715 pontos. Arquitetura e Urbanismo: 460 a 750 pontos. Ciências Contábeis: 450 a 700 pontos.

Quem não faz Enem pode entrar na faculdade? Sim, quem não faz Enem pode entrar na faculdade! ? Isso porque várias instituições de ensino trabalham com o próprio processo seletivo e, por isso, quem deseja estudar nelas pode fazer o vestibular da faculdade escolhida.

A nota média para conseguir uma vaga no curso de Enfermagem é 699,85 pontos. No entanto, essa pontuação pode variar conforme a faculdade escolhida.

É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.

739.47 pontos

Nota de corte do Enem para Biomedicina
O curso de Biomedicina apresenta nota de corte média de 739.47 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, considerando a menor nota de corte de 699.92 pontos e a maior nota de corte de 793.87 pontos.

Adotado por diversas faculdades particulares, o ingresso direto é atualmente o método mais fácil e sem burocracia de iniciar um novo curso superior. Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular.

653 pontos

De acordo com o INEP, a média geral das notas na prova de Matemática foi de 653 pontos, o que representa um aumento de 15 pontos em relação ao ano anterior.

Na prática, significa que o aluno precisa acertar 150 das 180 questões do exame e ainda cravar pelo menos um 9 na temida redação, uma régua que torna o desafio de ingresso no ensino superior ainda mais superlativo e impõe aos jovens alta disciplina.

Não existe um número exato de acertos que garantem 700 pontos no Enem. Isso acontece devido ao método usado para corrigir as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma modelagem estatística que considera dois fatores para gerar uma pontuação final: o grau da dificuldade da questão (fácil, médio e difícil)

Cursos mais difíceis (nota de corte: 700 a 850 pontos, em média)

  • Medicina.
  • Odontologia.
  • Engenharia Civil.
  • Direito.
  • Arquitetura e Urbanismo.
  • Farmácia.

Para entrar na faculdade por meio do Sisu é preciso alcançar um bom resultado no Enem. Isso porque o programa é um dos mais concorridos do Brasil.

Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.