O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O candidato pode concorrer a vagas em milhares de cursos e instituições de ensino por meio da nota obtida no Enem.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Notas de corte do Enem para ganhar bolsa de estudos
A menor nota de corte para ingressar no Ensino Superior em 2020, com relação ao Enem 2019, foi 450. Até mesmo o curso de Medicina teve uma nota de corte em todo o país de 470,38.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Os locais de prova do Enem oferecem bebedouros (e essa é uma oportunidade para dar uma esticada nas pernas), mas, se preferir, você pode levar uma garrafinha de água mineral ou um isotônico.

Sim, claro que pode! Como a prova tem um longo período de duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. O ideal é levar alimentos leves, como barras de cereais ou sanduíches feitos em casa. Você também pode levar algo para beber, como uma garrafinha de água.

O que é proibido? Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.

400 pontos no Enem dá para qual curso? Veja quatro opções

  • Engenharia de Pesca – 379,59 pontos. Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. ...
  • Letras – Português – 400,99 pontos. ...
  • Ciências Biológicas – 417,07 pontos.

A redação do Enem vale 1000 pontos. Essa nota é formada pela pontuação das cinco competências que mencionamos anteriormente. Os professores da banca examinadora dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final da redação é média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

O sistema chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o responsável pela apuração do desempenho individual dos candidatos que realizaram o exame. Diferente da correção tradicional, com notas que vão de zero a 10, o TRI não permite que o participante preveja os resultados obtidos em cada avaliação.

Já a menor, Ciências da Natureza, 490,39. As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição.

Enquanto algumas pedem uma nota mínima, outras exigem apenas não ter zerado nas provas e na redação. A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero. Mas não funciona dessa forma. Isso ocorre porque o Enem não utiliza o percentual de acerto ou a teoria clássica, e sim a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para a correção das provas objetivas.

Não dá para tirar zero nas provas objetivas do Enem
É o modelo adotado por exames e processos seletivos no mundo inteiro. Vamos entender melhor o porquê de não ser possível tirar zero nas provas objetivas do Enem. O objetivo da TRI é medir o grau de conhecimento do estudante a partir de uma escala de proficiência.

As principais causas da reprovação no vestibular e Enem

  • Defesagem nos estudos. Estudar com dedicação e não conseguir a aprovação no vestibular é bastante comum. ...
  • Não treinar redação. ...
  • Dificuldade em Matemática. ...
  • Não resolver simulados ou provas anteriores. ...
  • Dormir pouco. ...
  • Falta de equilíbrio emocional.