O que dá para fazer com 300 pontos no Enem?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Notas de corte do Enem para ganhar bolsa de estudos
A menor nota de corte para ingressar no Ensino Superior em 2020, com relação ao Enem 2019, foi 450. Até mesmo o curso de Medicina teve uma nota de corte em todo o país de 470,38.

Educação e Pesquisa

  1. Realizar o primeiro login no site do SISU. ...
  2. Confirmar seus dados. ...
  3. Pesquisar vagas disponíveis. ...
  4. Escolher os cursos desejados. ...
  5. Acompanhar a nota de corte e a classificação parcial nos cursos escolhidos. ...
  6. Receber resultado da primeira chamada. ...
  7. Manifestar interesse em participar da lista de espera.

Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final. Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar!

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Cursos com menores notas de corte: Sisu
Os cursos com menores notas de corte no Sisu são: 700 a 750 pontos: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e engenharias. 651 a 699 pontos: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Pedagogia e Fonoaudiologia.

Nota mínima: 295,2. Nota máxima: 826,1. Média: 501,83.

A nota de maior peso no Enem para todos os candidatos é da Redação, que é multiplicada por 3.

Não dá para tirar zero nas provas objetivas do Enem
É o modelo adotado por exames e processos seletivos no mundo inteiro. Vamos entender melhor o porquê de não ser possível tirar zero nas provas objetivas do Enem. O objetivo da TRI é medir o grau de conhecimento do estudante a partir de uma escala de proficiência.

Já a menor, Ciências da Natureza, 490,39. As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição.

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora! Considerando a edição 2019, em redação a nota média foi de 592,9. O número de candidatos com nota 1 mil caiu de 55 para 53 em relação a 2018.

O Sisu é um sistema informatizado no qual as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos participantes do Enem. Para participar, os interessados devem fazer o cadastro pela página do programa na internet, sem custo. Podem participar os alunos que fizeram a prova do Enem e não zeraram na redação.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito a última prova do Enem, ter conseguido uma nota maior que zero na redação e não ser considerado treineiro (aqueles candidatos que ainda não terminaram o ensino médio e fazem a prova só para ver como estão seus conhecimentos).

É bem simples: o SISU é um sistema de acesso à graduação no ensino público. Nele, as instituições públicas oferecem vagas para candidatos que tenham realizado a última edição do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem.

Milena Galvão. O Enem 2022 teve como tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.

O candidato que tirar zero na redação do Enem já está automaticamente desclassificado e não pode concorrer a nenhuma dessas chances.