O que dá origem a uma dízima periódica?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A fração geratriz é aquela que dá origem a uma dízima periódica. Aqui, vamos dar dicas de como achar as frações geratrizes de dízimas periódicas simples e compostas, de uma forma bem prática. Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador.

Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.

2.521/990 é a resposta.

O primeiro registro que temos do pensamento de Wittgenstein, logo após sua volta a Cambridge em 1929, são as transcrições feitas por Waismann das discussões do filósofo com os integrantes do que, anos mais tarde, seria conhecido como o Círculo de Viena.

Fracção decimal em que os mesmos algarismos se repetem na mesma ordem (ex.: 0,376376376).

b) Dízimas não periódicas pertencem ao conjunto dos números irracionais. Números irracionais são números decimais infinitos e não periódicos, o que podemos concluir que não há um período.

Toda dízima periódica é resultado da divisão de um numerador pelo denominador de uma fração.

Precisamos encontrar um número decimal equivalente à fração . Lembre-se que para converter a fração em um decimal, você deve realizar a divisão . Portanto, para converter , é necessário fazer a divisão . Para entender melhor este procedimento, acrescentaremos uma vírgula e alguns zeros à direita do dividendo.

Existem dois tipos de dízimas periódicas, as simples, quando existe somente o período na parte decimal, e as compostas, quando a sua parte decimal tem período e o antiperíodo.

Numa dízima periódica simples, há um número infinito de casas decimais. No entanto, existe um algarismo ou um grupo de algarismos que se repete, logo após a vírgula. A esse algarismo ou grupo de algarismos chamamos período da dízima.

A dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica, isto é, em sua parte decimal, há um número que se repete infinitamente. Considerada um número racional, ela pode ser representada como uma fração, que é chamada de fração geratriz. Também pode ser simples ou composta.

Como a medida muitas vezes não resultava em um número inteiro, houve a necessidade da criação de um novo conceito de números, denominado números fracionários.

Dízima periódica composta é quando analisamos a parte decimal (parte depois da vírgula) e observamos que antes do período aparece um número que é diferente dele. Veja os exemplos: a)4,27777... (analisando a parte decimal podemos notar que antes do período 7 aparece um número diferente, no caso o número 2).

Na dízima periódica simples, o período aparece logo após a vírgula. Na dízima periódica composta, o período aparece após algum algarismo que não faz parte da periodicidade.

O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.

1 assolar, arruinar, arrasar, destruir, destroçar, devastar, devorar. Reduzir: 2 reduzir, desbaratar, desfalcar, diminuir, dissipar, exaurir, gastar, rarear.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Definida como a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro, a constante Pi é um número irracional: tem um infinito de casas decimais e não pode ser expresso como uma fração de dois números inteiros. Por isso, chegar a sua aproximação desperta a curiosidade da sociedade desde de tempos remotos.

A parte decimal que compõe uma dízima periódica apresenta um período, ou seja, possui sempre a mesma sequência de repetição. Portanto, as dízimas periódicas não são números irracionais.

Fração geratriz é a representação fracionária de uma dízima periódica simples ou composta. Ela é utilizada para realizar, de forma mais simples, as operações entre dois números que possuem representação decimal igual a uma dízima periódica.

Infinitos, pois eles não possuem fim, e periódicos, pois certas partes deles se repetem, isto é, possuem um período. Além disso, as dízimas periódicas podem ser representadas na forma fracionária, ou seja, podemos dizer que elas são números racionais.