O que dá menos barriga vinho ou cerveja?

Perguntado por: nvieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Com cerca de 180 calorias, meio litro de cerveja contém cerca de 50% mais calorias que uma taça pequena de vinho, o suficiente para produzir um pequeno aumento de tua barriga.

Quando você pensa em problemas no fígado, o álcool quase sempre está no topo da lista de possíveis culpados. Mas, por ironia, isso pode não ser necessariamente verdade. Um estudo recente, realizado na Escola de Medicina de San Diego, mostra que o vinho tinto pode realmente protegê-lo contra doenças do fígado.

O álcool tem a capacidade de fazê-la inchar, porque o nosso corpo tem que trabalhar muito para processar as toxinas que absorvemos - este trabalho extra do aparelho digestivo pode causar inchaço e gases.

ALGUMAS BEBIDAS E SUAS DOSES DE ÁLCOOL
- Uma garrafa de 750ml de vinho tinto, branco ou rosê (13,5% Vol.), contém 10 doses de álcool. - Uma taça pequena de 125 ml com vinho tinto, branco ou rosê (12°GL), contém 1,5 doses de álcool. - Um copo de 300 ml com cerveja (3,6 %Vol.)

Tomar uma taça de vinho no jantar ou um pouco antes de dormir proporciona uma sensação de relaxamento fornecendo poucas calorias, e portanto o vinho normalmente não engorda. Por isso, muitas pessoas bebem vinho após um dia estressante ou simplesmente para apreciar seu sabor.

Segundo especialistas, cerveja é tão saudável quanto o vinho – se consumida de forma moderada. Ou seja, até um copo (ou taça) por dia para as mulheres e dois para os homens. A diferença dos benefícios está no tipo de bebida: o vinho tinto é melhor do que o vinho branco.

Como toda bebida alcoólica, o vinho é calórico. Porém, como há muitos tipos, eles podem ter mais ou menos calorias. O que faz a bebida ser calórica é o álcool, que fornece 7 calorias por grama, e o açúcar residual, que fornece 4. Logo, quanto mais alcoólico e adocicado o vinho, mais calórico ele será.

O vinho branco contém menor teor alcoólico e, portanto, menos calorias.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

Simplesmente associou complicações de saúde, problemas sociais e alcoolismo”, explica. O hepatologista alerta que, independentemente do vinho, qualquer bebida alcoólica contém etanol em proporções e percentuais diferentes, que podem ser tóxicos para o fígado e para o organismo.

Qual o melhor horário para tomar vinho? O vinho é uma ótima pedida durante as refeições, pois assim o corpo consegue lidar melhor com a metabolização do álcool da bebida, minimizando efeitos indesejáveis.

O consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, irrita a mucosa do estômago à medida que aumenta a quantidade de ácido no órgão. Isso pode provocar dor constante na parte superior do abdômen, e ainda é possível que outros sintomas como inchaço, vômitos, náuseas e diarreias estejam presentes.

Saiba que aquele colarinho formado no copo na hora em que a cerveja é servida não está ali só para bonito. A espuma é formada a partir de uma reação química entre o gás carbônico e as proteínas contidas na cerveja e é importante para ajudar a evitar o processo de oxidação, que pode deixar a sua cerveja com gosto ruim.

Devido à presença do resveratrol, o vinho também ajuda a diminuir a fome, o que pode auxiliar na perda de peso. Mas os especialistas são cautelosos ao recomendar o vinho antes de dormir, já que é possível se obter a mesma substância em frutas in natura, como amoras, mirtilo e maçã.

Cientificamente falando, a quantidade considerada ideal dentro de um estilo de vida saudável é de aproximadamente 200 ml, uma taça, para as mulheres, e duas taças para os homens, 400 ml.

Para quem bebe com frequência, eliminar esse consumo pode significar ingerir menos calorias do que o habitual. Portanto, por esse motivo, algumas pessoas podem perder peso quando param de beber.

Beba devagar e intercale a cerveja com água. "Assim reduz o número de calorias ingeridas, alivia a sensação de ressaca do dia seguinte e ainda ameniza o risco de desidratação. É que as bebidas alcoólicas possuem um efeito diurético.

Calorias da cerveja
Uma lata de cerveja comum tem cerca de 150 calorias. Isso significa que para engordar 1kg, você precisa ingerir 6700 calorias extras - ou cerca de 45 latas de cerveja.

Conclusão: O vinho tinto ganha de longe, mas a cerveja pode ser melhor do que outras bebidas alcoólicas. Veredicto final: Quando se trata de benefícios para a saúde, o vinho se mostra um melhor “remédio”.

Cerveja não dá barriga.
Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal.

A bebida pode provocar, também, irritação em peles sensíveis, como em quem sofre com rosácea. Apesar destes efeitos colaterais, vinhos de boa qualidade, ingeridos esporadicamente, são bem-vindos de forma geral. Por último, a cerveja tem o problema do sal, e é a bebida que mais desidrata o organismo.