O que dá mais grave woofer ou subwoofer?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O woofer trabalha a partir de 60 Hz, ou seja, onde inicia as frequências de grave. No subwoofer o som é baseado no deslocamento de ar, então quanto maior o cone, mais ar ele consegue carregar, mas não é só isso, também depende do movimento, ou seja, a excursão, quanto maior ela for, mais sons de sub grave é gerado.

Na teoria, são considerado graves todos os sons compreendidos na faixa de frequência dos 20Hz aos 200Hz, tendo ainda alguns subgrupos onde poderíamos destacar os Subgraves que muitos autores sugerem dos 20Hz aos 40Hz…

Um subwoofer é necessário em projetos de sonorização por causa da dificuldade que alguns alto-falantes têm em alcançar os sons de baixa frequência. Além de resolver esse problema, garantindo que os sons mais graves serão reproduzidos, o subwoofer também proporciona maior potência para a reprodução.

Além disso, é importante saber que o posicionamento do Subwoofer pode afetar a qualidade do som ambiente. O ideal é que ele seja colocado no chão, em um local onde as vibrações não irão interferir na acústica da sala.

A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.

O que é o Subgrave? O subgrave consiste em uma faixa de frequência muito baixa. Ela começa em torno de 60Hz e diminui até a frequência mais baixa audível pelos seres humanos, que é cerca de 20Hz. As frequências subgraves são tão baixas que você as “sente” mais do que as ouve.

[ Acústica ] Altifalante destinado a reproduzir frequências graves. Plural: woofers.

A afinação do baixo é controlada pelas tarraxas no cabeçote do instrumento. Virar as tarraxas pode apertar ou soltar a corda, o que faz com que sua afinação também mude. Apertá-las deixa o tom mais agudo e inversamente, soltar deixa o tom mais grave.

Uma forma de aumentar o grave do alto-falante é justamente cortando os médios e agudos por meio de um capacitor. Assim, o alto-falante pode utilizar mais potência para a faixa dos graves. Consequentemente, melhorando e aumentando o grave apenas com dois capacitores e outros componentes.

A intensidade sonora
A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. Isso faz com que os nossos tímpanos vibrem de maneira mais intensa.

O som é grave, por exemplo, quando identificamos uma pessoa de voz “grossa” ou quando escutamos o som do bumbo da bateria, violoncelo, tuba ou mesmo do trovão ou do grilo. Médio, quando a voz não é “grossa” e nem “fina”, ou quando as pessoas estão reunidas conversando.

Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

O subwoofer é um alto-falante capaz de reproduzir frequências baixas, de 20 a 200Hz, responsáveis pelos sons mais graves de músicas e faixas de áudio em geral.

Caso coloque na horizontal, pode ser que fique vibrando e acabe riscando o equipamento. Recomendamos colocar algo embaixo para deixar ela elevada e sem correr o risco de riscar ou danifica-lo.

O subwoofer deve ser colocado no chão da sala, mas nunca de maneira a interagir com as paredes próximas, caso contrário irá reforçar os sons graves em demasiado, e produzir um som artificial.

5.000 Watts

Subwoofer: A potência de um Subwoofer pode variar de 80 a 5.000 Watts RMS. Tweeter: A potência de um Tweeter pode variar de 20 a 200 Watts RMS.

Dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina): O ideal aqui é um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms.

Entenda as diferenças entre alto-falante woofer e subwoofer
Apesar de certa similaridade, o alto-falante woofer e subwoofer se completam em um sistema de som, já que o primeiro reproduz sons graves, entre 50 e 4.500 Hz, e o segundo reproduz sons sub-graves, entre 20 e 200 Hz.

Utilizar alto-falantes muito mais potentes que o amplificador pode causar problemas de impedância e em seguida o superaquecimento do amplificador. A dica aqui é sempre utilizar amplificadores baseado na potência do seu alto-falante.

a caixa quanto maior mais resposta no Sub Grave vai ter mais baixa mais baixa serão as frequências que outro fonte vai conseguir responder.

Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.

Continuar lendo O que é LFE subwoofer?