O que dá energia antes do treino?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Mas eles podem ser indicados em alguns casos, segundo Costa. “Se a pessoa treina pela manhã e se sente muito cansada, pode incluir a cafeína, seja em forma de café mesmo ou suplemento.

CEREAIS INTEGRAIS
Os grãos, como o trigo, milho, aveia e o centeio são uma boa opção de fonte de vitaminas, fibras alimentares e proteínas. Por possuírem carboidratos e minerais, são uma ótima opção para gerar mais energia e disposição para o seu corpo.

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12) podem auxiliar seu metabolismo de energia, daí estarem aqui, no topo da lista das melhores vitaminas para quem faz exercícios físicos.

Bananas

Bananas. As bananas podem ser um dos melhores alimentos para te dar energia. Elas são uma excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6 – todos os quais podem te ajudar a aumentar sua energia.

Coma frutas, pães, cereais e iogurtes, não fique apenas no café. Depois, tome um pouco de sol, preferencialmente antes das 10 horas da manhã por pelo menos 15 minutos. Dessa forma você estimula a produção de vitamina D, importante para dar mais disposição e te deixar mais disposto para começar suas tarefas.

Suplementos para ajudar na energia e disposição

  • whey protein;
  • creatina;
  • vitamina C;
  • vitamina D;
  • cafeína;
  • vitaminas do complexo B.

vitamina B1

A vitamina B1, também chamada de tiamina, faz parte das vitaminas do complexo B e é uma das que mais disponibiliza energia para o corpo. Basicamente, a explicação para isso é que ela atua no procesos que transforma carboidratos em glicose, ou seja, o combustível do corpo.

Café como aliado da proteína
No entanto, não é possível fazer o pré-treino apenas com café. A especialista afirma que consumir alimentos ricos em proteínas auxilia no ganho de massa, além de serem importantes para a recuperação muscular.

Creatina

Creatina: “É o melhor suplemento para incrementar a construção e a força muscular. A creatina contribui na produção de energia para as células musculares, aumentando a força, explosão e a recuperação de curto prazo”, afirma a farmacêutica.

Conclusão: A banana é rica em carboidratos, fibras e potássio, por isso comer banana antes do treino melhora o desempenho e ganho de massa muscular. Mas além disso evita lesões musculares como a câimbra.

vitamina D

Outra substância essencial quando o assunto é qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, não podemos deixar de mencionar a vitamina D, afinal, uma das principais causas no quadro de falta de energia acontece pela deficiência desse nutriente.

Entre as frutas que fornecem mais energia, estão estas:

  1. Manga. Além de ser uma delícia e uma excelente fonte de energia, a manga contém diversos nutrientes que beneficiam o corpo de outras maneiras. ...
  2. Abacate. O abacate é um alimento riquíssimo. ...
  3. Banana. ...
  4. Açaí

Mudanças de hábitos que reduzem o cansaço no final do dia

  1. Pratique exercícios. Deixar de praticar exercícios piora ainda mais o quadro de fadiga. ...
  2. Organize melhor sua rotina. ...
  3. Beba água. ...
  4. Cuidado com a ansiedade. ...
  5. Mude os hábitos alimentares. ...
  6. Reduza o uso da tecnologia. ...
  7. Bom humor evita o cansaço. ...
  8. Procure um especialista.

Frutas energéticas para atletas

  1. Banana. As bananas são uma das frutas energéticas para atletas e as principais fontes de potássio, um mineral e eletrólito, ou sal, que conduz eletricidade no corpo. ...
  2. Laranja. ...
  3. Morango. ...
  4. Uva-passa. ...
  5. Berries. ...
  6. Cerejas azedas. ...
  7. Kiwi: a melhor fruta para atletas.

A arginina também é uma excelente opção de suplemento para dar energia. Feita da fermentação de carboidratos e extração de hidrolisados de proteína animal, a arginina possibilita um maior desempenho durante os treinos.

Francisco Tostes, especialista em emagrecimento, atividade física e medicina do esporte, o BCAA possui a função especialmente interessante de reduzir a fadiga durante exercícios de longa duração, além de acelerar a recuperação muscular após o treino. O suplemento é normalmente consumido em pó, cápsulas ou líquido.