O que dá cor à planta?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em contacto com a luz, as plantas iniciam a produção de um pigmento, a clorofila que dá às plantas o aspecto verde característico. A clorofila é o pigmento responsável pela absorção da luz.

A cor verde das folhas das árvores ocorre pela presença de clorofila. A clorofila somada à luz do sol é responsável pela fotossíntese.

Para melhorar a relação da clorofila a e b na planta, lança mão da utilização de adubação a base fósforo, pois o fósforo é um nutriente essencial no metabolismo das plantas, desempenhando papel importante na transferência de energia da célula, na respiração e na fotossíntese.

A clorofila é a substância responsável por conferir essa coloração a grande parte das plantas. Ela está presente nas células, em pequenas estruturas das folhas, chamadas de cloroplastos. A clorofila das plantas dá essa tonalidade tão conhecida entre os apaixonados pelo espaço verde.

Os diferentes tipos de clorofila, além de garantirem a coloração verde das plantas, auxiliam no processo de fotossíntese. A clorofila é o pigmento que dá coloração verde a alguns tecidos vegetais, em especial aos tecidos das folhas, e ajuda no processo de obtenção de compostos orgânicos (fotossíntese).

Os pigmentos são usados para dar cor a tintas, plásticos, têxteis, cosméticos, comida, e outros materiais.

Se for necessário, coloca mais água com corante para a flor não desidratar; O que observamos: Algumas horas ou dias depois (variante consoante as flores) podemos começar a ver pequenas mudanças nas flores, tais como ténues estrias de cor ao longo das pétalas. Com o passar dos dias, as flores vão ficando mais coloridas.

Os pigmentos vegetais se encontram dentro dos plastos e estão presentes em plantas e algas, conferindo cor às folhas, flores, raízes e frutos de alguns vegetais. Os vegetais possuem pigmentos que dão cor às suas folhas e, por vezes, às suas flores.

As células clorofiladas teriam surgido de forma autógena, com mudanças graduais em um processo evolutivo lento. As primeiras algas a surgirem foram as Cianobacterias e Proclorofitas estritamente procariotas, posteriormente com a origem dos eucariotos surgiram os outros grupos de algas que são estritamente eucariotas.

cor verde

A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.

O verde é uma cor secundária que se obtém a partir da mistura do amarelo e azul, isto é, ao unir uma das cores quentes com uma das cores frias. Cabe destacar que esta é a cor da vegetação - grande parte das folhas que formam os vegetais apresentam diferentes tons de verde.

Para corrigir a escassez você pode aplicar fertilizante de ferro ao solo antes do plantio. Uma aplicação foliar de ferro nas plantas em crescimento pode ajudar a resolver a descoloração.

Onde podemos encontrar a clorofila

  • couve;
  • alface;
  • rúcula;
  • espinafre;
  • agrião;
  • escarola;
  • broto de Alfafa;
  • algas.

A melhor temperatura de cor para destacar plantas são os tons amarelados, pois eles realçam melhor as cores e criam um efeito mais real.

Normalmente, as folhas de uma planta ficam amarelas quando estão perto de morrer e cair. Por isso, a falta de água pode ser uma razão para que isso ocorra. “Quando a planta vive com sede ela economiza a água restante, descartando folhas que, antes de serem derrubadas, apresentam um aspecto amarelado”, explica Mariana.