O que dá chulé no pé?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A bromidrose plantar, ou o famoso chulé, é causado pelos compostos químicos liberados pelas bactérias presentes na nossa pele, que se alimentam a partir do suor e das células mortas nela presentes. O famoso mau odor que tende a gerar desconforto no nosso dia a dia, pode sim ser amenizado e eliminado.

Chulé é ocasionado por bactérias que se desenvolvem em nossos pés. Uma boa higiene e evitar o uso de sapatos por vários dias consecutivos podem ajudar a evitar o problema.

Ter chulé ou aquele cheiro de desodorante vencido não é falta de higiene, é uma quantidade maior de um tipo de bactéria que causa o odor. O cheiro ocorre porque essa bactéria solta uma substância no final do metabolismo. Sapatos fechados, com meia e pés úmidos propiciam o surgimento de bactérias e fungos.

Apesar de não ser comum, o uso eventual de calçados de outras pessoas possibilita a transmissão do chulé. Isso porque o problema é causado por bactérias, o que permite essa situação. Muitas vezes não conseguimos eliminar completamente o odor dos sapatos, mesmo após lavagem.

Para eliminar o problema e os germes e vencer a batalha de como tirar chulé do sapato, coloque uma colher caprichada de sal de cozinha em cada par, inclusive nas palmilhas. Aguarde 24 horas para calçar os sapatos novamente.

2) Vinagre para combater o mau cheiro nos pés
Em uma vasilha com dois litros de água morna, adicione uma xícara de vinagre branco. Deixe os pés de molho por 15 minutos em uma vasilha com dois litros de água morna, adicione uma xícara de vinagre branco. E não se esqueça, sempre enxugue muito bem os pés.

Nossos pés transpiram e dão morada a bactérias. Se essa umidade fica enclausurada por muito tempo, aí vem o cheiro ruim. O famoso chulé, termo popular usado para descrever o mau cheiro dos pés, tem o nome técnico de bromidrose plantar.

Chulé: como evitar o mau cheiro nos pés de forma prática

  1. Invista em sapatos abertos. ...
  2. Limpe constantemente os calçados. ...
  3. Considere os talcos e antitranspirantes. ...
  4. Higienize os pés adequadamente. ...
  5. Escolha as meias certas.

Por que alguns chinelos dão chulé, apesar de o pé permanecer descoberto? Porque os calçados produzidos com materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais o calor e a umidade e, consequentemente, aumentar o mau cheiro.

Veja abaixo 7 dicas para acabar com esse mau cheiro dos sapatos:

  1. Bicarbonato de sódio. Uma boa dica é espalhar um pouco de bicarbonato de sódio no interior do calçado e deixar agir durante a noite. ...
  2. Talco. ...
  3. Spray. ...
  4. Papel toalha ou Jornal. ...
  5. Sachê de chá ...
  6. Troque as meias diariamente. ...
  7. Lave na máquina.

Como tirar o chulé dos calçados Bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é muito eficaz contra o mau cheiro por conta do seu forte poder alcalino, que combate as bactérias. Polvilhe 2 colheres de sopa em cada pé de sapato, espalhe bem e deixe absorver o cheiro.

Coloque bicarbonato de sódio nos sapatos.
Tem a função de absorver a umidade, minimizando o mau cheiro. Coloque nos sapatos após tirá-los ao final do dia. Coloque cascas de laranja e limao dentro dos sapatos.

Como evitar o odor nos pés?

  1. Prefira sapatos abertos. O aparecimento do mau odor nos pés está também, muitas vezes, associado ao tipo de calçado usado no dia a dia. ...
  2. Limpe constantemente seus calçados. ...
  3. Higienize os pés corretamente. ...
  4. Passe talcos e antitranspirantes. ...
  5. Use produtos específicos para os pés.

Existem várias opções de materiais que possuem essa capacidade de mandar para longe dos seus pés o suor como as meias de merino, de poliamida e também de poliéster.

despeje uma colher de sal grosso em seus sapatos à noite antes de dormir; retire o sal na manhã seguinte. Na verdade, leva pelo menos 6 horas para o sal absorver os maus cheiros, então a noite é o momento ideal; repita quando os sapatos cheirarem mal novamente.

Veja abaixo 7 dicas para acabar com esse mau cheiro dos sapatos:

  • Bicarbonato de sódio. Uma boa dica é espalhar um pouco de bicarbonato de sódio no interior do calçado e deixar agir durante a noite. ...
  • Talco. ...
  • Spray. ...
  • Papel toalha ou Jornal. ...
  • Sachê de chá ...
  • Troque as meias diariamente. ...
  • Lave na máquina.

Dê preferência para meias de cano alto, pois cobre a região do tornozelo. O tipo de tecido vai depender da época do ano. Em dias frios, pode-se usar tecidos mais macios e espessos. E em dias quentes, tecidos mais soft que permitam a transpiração do pé.

Quando o assunto é traje social, a regra existe. Uma das regras é: sapatos pretos SEMPRE pedem meias pretas. Lembre-se! A meia branca esportiva é usada apenas com tênis, jamais com sapato social ou com mocassim / loafer.

A meia de cano alto é muito mais indicada para atividades físicas como jogar Tênis já que ela ajuda muito em evitar que o suor escorra de sua perna para dentro de seu calçado e por isso é melhor escolher ela ao invés da de cano baixo.

Se o problema é mau cheiro no sapato, coloque sal por meia hora. Isso evita a proliferação das bactérias que provocam o chulé.

- Banho de bicarbonato de sódio e limão: Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com agua corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.