O que dá choque no mar?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

No Brasil, existem diversos peixes capazes de produzir campos e descargas elétricas. Miracéu, bagre elétrico, poraquê e raia elétrica marinha são algumas espécies que utilizam a eletricidade como uma maneira de se autoproteger e de se localizar no espaço.

Existem no mundo três grupos de peixes capazes de gerar eletricidade: os bagres-elétricos de água doce da África (ordem Siluriformes), as raias elétricas (ordens Torpediniformes e Rajiformes) e os peixes elétricos de água doce neotropicais, que ocorrem desde o norte da Argentina até a América Central e fazem parte da ...

O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

vespa-do-mar

Águas-vivas
A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

O tubarão-branco é considerado um dos animais mais fortes do oceano, com uma mordida de cerca de até 4 mil PSI, uma das mais potentes do mundo.

Uma delas, que recebeu o nome científico de E. voltai, emite a maior descarga já registrada em um ser vivo, dando um choque de 860 volts: quase quatro vezes a voltagem que há em uma tomada doméstica.

A enguia pertence à ordem dos Anguilliformes, porém, existem várias espécies de enguias. Algumas vivem em rios e lagos e outras vivem em mares e oceanos, como a enguia-lobo. Uma espécie de rio, encontrada no Brasil é a Enguia Elétrica, também conhecida como Poraquê.

O peixe de água doce chamado Poraquê é conhecido popularmente como Enguia Elétrica, Peixe Elétrico, Pixundé, Puraquê, Puxundu e Treme-Treme. Electrophorus electricus. Sua espécie é distribuída na Bacia Amazônica.

É através de uma placa metálica colocada na mão de uma pessoa que é possível visualizar as leituras da bioeletricidade que variam de 5.000 a 20.000 volts eletrostáticos. . Nossos neurônios estão continuamente passando seus sinais elétricos por todo o cérebro.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Não, pelo mesmo motivo apresentado no caso de tomar banho. Os aparelhos elétricos e elefônicos estão ligados a fios, que podem ter suas "voltagens" elevadas quando há queda de um raio sobre ou perto das redes telefônicas e elétricas, ou mesmo no caso de um raio que caia sobre a casa.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

mosquito

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o mosquito é considerado o “animal mais mortal do mundo”. Vetor de diversas doenças, esse inseto causa, em média, 700 mil mortes por ano.