O que dá a cor amarela na manteiga?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A coloração amarela natural da manteiga vem do beta-caroteno (mesma substância que dá cor à cenoura). A variação de cores pode estar relacionada com diversos fatores, como: - A alimentação animal.

O ranço da manteiga é o nome que é dado quando a manteiga apresenta essa alteração de sabor que está ligado à formação de ácido devido ao processo de oxidação. E no caso da manteiga, se dá pelo contato das suas substâncias gordurosas com a luz, o calor e o oxigênio do ar.

Pode ser extra ou de primeira qualidade. A manteiga extra deve ter 83% ou mais de gordura, até 3% de acidez e no máximo 2% de sal, e não deve conter corante. É mais pura e gordurosa, por isso, é ideal para preparar receitas, principalmente bolos e massas.

No processo de preparo, a manteiga irá separar a gordura dos resíduos sólidos do leite. A partir disso, os sólidos do leite irão caramelizar e liberar um aroma de castanhas.

Existem dife- rentes classificações para esse produto, sendo manteiga comum, de primeira qualidade e extra.

Os mais utilizados pelas indústrias atualmente são: os extratos de urucum, carmim de cochonilha, curcumina, clorofila, betalaínas, antocianinas e carotenóides. Dependendo das propriedades do corante natural, alguns podem ser aplicados diretamente no alimento ou bebida, enquanto outros precisam de formulação.

- Amarelo Crepúsculo: Sintetizado a partir da tinta do alcatrão de carvão e tintas azóicas. Usado em cereais, balas, caramelos, coberturas, xaropes, laticínios, gomas de mascar.

Por que clarificar a manteiga? O processo de clarificação da manteiga aumenta a durabilidade da manteiga, pois as proteínas fazem com que a manteiga se torne rançosa com o passar do tempo.

Por ser rico em gorduras saturadas, a manteiga tende a solidificar-se em temperaturas mais baixas em razão de seu arranjo próximo ao linear.

"A manteiga pasteurizada, em geral, pode ficar fora da geladeira por até 10 dias sem estragar."

A manteiga Bordier é feita há mais de 35 anos pelo Monsieur Jean-Yves Bordier, na região da Bretanha. Os críticos dizem que ela é a melhor manteiga da França e, possivelmente, do mundo. Bordier leva 3 dias para fazer a manteiga, incluindo neste processo uma maturação de 36 horas do creme.

A manteiga é de origem animal, enquanto a margarina tem origem vegetal. A primeira é feita com a nata do leite batida, que se transforma em um creme de leite com soro e glóbulos de gordura. A segunda é feita com a hidrogenação de óleos vegetais como girassol ou o milho.

Ao pé da letra, a manteiga extra é a mais pura, já que pela legislação não pode trazer nenhum tipo de corante.

Para tirar o ranço da manteiga, coloque-a numa vasilha com água e 1 colher (sopa) de bicarbonato. Deixe por 24 horas e depois lave com bastante água. Ranço da manteiga é o nome dado quando a manteiga apresenta uma alteração de sabor produzida pelo contato com o ar nas substâncias gordurosas.