O que cura a mágoa?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O que fazer para curar uma mágoa? O perdão é a maneira mais eficaz de se tirar todo o veneno que as mágoas e os ressentimentos criaram em seu coração. Para perdoar alguém o primeiro passo é admitir para si mesmo a mágoa, mas não se deixar aprisionar.

É um processo descontrolado que vai, dia após dia, abrindo brechas na nossa alma, enfermando por completo os nossos sentimentos.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Muita gente costuma guardar a mágoa e os sentimentos ruins por não conseguir extravasar, daí vem à tristeza e a angústia. Isso acontece porque temos temperamentos e limites diferentes fazendo com que alguns levem sem traumas as decepções do dia a dia, enquanto outros guardem e fiquem remoendo as dores.

Ele é caracterizado por uma sensação resultante de um ato indelicado que nos decepciona. Além disso, esse sentimento, ao contrário de outros, provoca uma sensação de desconforto. Outro ponto é que ele pode durar muito tempo, inclusive, durar uma vida toda. Já outros sentimentos podem ser intensos, mas passageiros.

Quanto tempo dura a mágoa de uma pessoa? Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda ("ou mais") para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. A decepção é a consequencia da espera de que alguém fizesse algo de bom por você e essa pessoa falhou, gerando assim a mágoa.

O ressentimento torna a vida amarga e tira a alegria (Jó 5:2). A Bíblia diz que Deus perdoa Seus filhos e não fica ressentido para sempre. Todos pecamos contra Deus e Ele tem todo direito de ficar ressentido contra nós para sempre mas Ele escolhe nos oferecer perdão (Salmos 103:8-10).

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem.

Mágoa é a reação provocada assim que outra pessoa nos ofende, decepciona ou pratica qualquer ação indelicada. Vendo algumas frases sobre mágoas, notamos que as pessoas enxergam como uma ferida aberta ao vento e sem cura. Porém, tudo depende da sua vontade em seguir em frente.

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. A mágoa é um mal bastante perigoso que não devemos guardar nunca em nosso coração.

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Já o professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum diz que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo.

Como Obter o Controle de Suas Emoções

  1. Retomando o foco com a mente e o corpo.
  2. Confrontando os seus sentimentos.
  3. Reagindo às suas emoções de forma saudável.
  4. Comunicando-se de forma confiante e assertiva.
  5. Criando uma rotina física mais relaxante.
  6. Esforçando-se para alcançar a paz em longo prazo.

“Nosso organismo não foi feito para guardar mágoas e sentimentos ruins. Tanto o corpo quanto a mente vão pesando na medida em que eles se acumulam e uma hora a panela de pressão transborda na tentativa de aliviar o sofrimento.

Mas será que a crença tem respaldo científico? Pesquisa brasileira apresentada na semana passada no 40.º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) apontou uma relação entre dificuldade de perdoar e a ocorrência de enfarte agudo do miocárdio.

Vasodilatação, maior disposição de sangue na cabeça, pressão aumentada são reflexos da raiva. O problema é que se esta situação se der por muito tempo, de forma crônica, a persistência desses sinais pode provocar hipertensão e diabetes. Tentar suprimir a raiva também pode trazer problemas: depressão e ansiedade.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

Também é muito importante não ficar dando voltas antes de entrar no assunto. Por exemplo, diga algo mais ou menos assim: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido que o meu aniversário foi na semana passada. Senti-me desprezada e sem valor nenhum para você”.