O que cria o pensamento?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

A criação da realidade pela mente acontece por meio de pensamentos, palavras, sentimentos e ações. Ao pensar em determinadas situações é como se você desse vida àquela realidade. A questão é: você já examinou com cuidado os seus pensamentos?

Córtex cerebral

Córtex cerebral
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

Lendo sobre o assunto você verá que emoções vêm antes dos pensamentos. Deveria ser lógico. Quando crianças, a nossa relação com o mundo foi emocional, nossas experiências eram emocionais, e sobre elas fomos construindo 'pensamentos' ou entendimentos não lógicos sobre nós, sobre os outros, sobre o 'mundo'.

Existem algumas formas para fazer isso. Uma técnica simples e prática é aliar afirmações, visualizações e sentimento. Primeiro você cria afirmações para o propósito específico. Afirmações são frases que você repete para si mesmo como forma de gravar na mente algo que gostaria.

5 enigmas sobre o cérebro humano

  • Os segredos da memória. Sempre que aprendemos alguma coisa nova, o cérebro sofre uma modificação. ...
  • As emoções no cérebro. Ainda não se sabe, sob o ponto de vista neurológico, o que são de fato as emoções. ...
  • Inteligência e o cérebro. ...
  • Sono e os sonhos. ...
  • Fenômenos temporais.

Para pessoas que não conseguem imaginar, o melhor ponto de início é trabalhar em sua memória visual, uma vez que é ela possivelmente a maior responsável por sua imaginação: no fim das contas, para imaginar algo é preciso ser capaz de reter uma imagem mental durante mais do que alguns segundos e ainda manter vários ...

Em grande medida, o sistema nervoso humano “cria” a realidade à nossa volta, argumenta.

"O cérebro continuamente prevê sons, palavas e significados que as pessoas estão tentanto produzir ou comunicar", falou Matt Davis, da Universidade de Cambridge. "Apenas notamos um objeto quando o inconsciente calcua sua importância." Outras pesquisas também apontaram que o cérebro consegue usar sensores para informar.

O cérebro é a parte física, ou seja, é um órgão que se encontra na cavidade craniana que apresenta uma grande quantidade de neurônios (células do sistema nervoso). A mente representa como a parte imaterial e funcional deste órgão.

Com certeza esse é o tipo de coisa que vale uma reflexão, então sem mais delongas, vamos compartilhar um trecho do livro com você… Pesquisas mostram que, em um dia, a pessoa média tem algo entre 50 mil e 60 mil pensamentos.

Lobos parietais
É a zona mais sensível, logo ocupa mais espaço do que a zona posterior, uma vez que tem mais dados a serem interpretados, captados pelos lábios, língua e garganta.

Ele trabalha com os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

Continuar lendo Quem cria línguas?