O que corta o Rivotril?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Consumo de álcool. Depressores do sistema nervoso central. Medicamentos que agem no sistema nervoso. Alguns medicamentos para o estômago.

Usar cocaina e misturar com outras drogas são condutas de elevado risco à saúde e a sua integridade social. Em todo caso, a cocaina é estimulante e o Rivotril é uma medicação depressora. A tendência é que ambos anulem o efeito um do outro.

O início do efeito do rivotril (clonazepam) é de cerca de 45 minutos a 1 hora após a ingesta. Os efeitos mais visíveis, como a sonolência, costumam durar por 8 a 12 horas, mas efeitos menores podem durar até 30 horas após o uso.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

Analogia com Efeito do Álcool
O objetivo era ter uma cerveja que não desse ressaca, porque o benzodiazepínico dá um efeito muito similar ao do álcool, mas depois, o álcool é transformado em acetaldeído, que dá a sensação ruim dele, que é a ressaca, o mal-estar, a dor de cabeça, etc.

De acordo com a bula do medicamento, não há nenhum problema.

Pode comer sim, sem problema. Fará efeito de todo o jeito.

A mistura entre o álcool e os compostos medicamentosos não é aconselhada, já que pode promover prejuízos à saúde do paciente e diminuir a eficiência do tratamento medicamentoso. Isso acontece porque o álcool pode tanto potencializar quanto reduzir o efeito de algum remédio.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

Estou. O rivotril (nome comercial do clonazepam) e demais medicações calmantes (cujo nome técnico é benzodiazepínico) não são ilícitas. São medicações controladas (tarja preta) por terem potencial de causar dependência química.

1 "droga muito forte": uma medicação ser "forte ou fraca" depende muito da sensibilidade individual e dose utilizada. Algumas pessoas se sentem dopadas com 0,5mg de clonazepam (rivotril) e outras tomam 6mg e dizem que "não faz efeito nenhum".

Não é recomendado o uso de energéticos para casos de síndrome de pânico, especialmente em tratamento com Rivotril®, devido ao risco de interação medicamentosa e piora dos sintomas.

Não tome Rivotril® com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central. Essa combinação pode aumentar os efeitos de Rivotril®, com potencial sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.