O que corta o efeito do remédio homeopático?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O que se recomenda é que, caso vá consumir alguma bebida alcoólica, não o faça com os remédios, dando um intervalo de pelo menos trinta minutos, bem como não exagere na quantidade. Fatores naturais, como calor e umidade, podem levar a uma perda da eficácia dos medicamentos, tanto homeopáticos quanto alopáticos.

No entanto, recomenda-se que o paciente não ingira alimentos ou qualquer substância com gosto ou cheiro muito fortes por um intervalo de 15 a 30 minutos antes e após cada dose de medicamento. E acima de tudo, nunca deve-se consumir bebidas alcoólicas ao mesmo tempo que os medicamentos, sejam eles homeopáticos ou não.

Cuidados com medicamentos homeopáticos
Tomar em torno de 15 minutos antes ou depois das refeições. Evitar o contato das mãos nos glóbulos, comprimidos, tabletes. Evitar o contato do conta-gotas na boca.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Doenças que evoluem rapidamente, como as crises de asma e a pneumonia, não deve ser tratadas somente com homeopatia. Doenças que causam lesões irreversíveis a órgãos também não respondem bem ao tratamento, entre elas cirrose e enfisema.

Não, o remédio homeopático não causa efeitos colaterais.

“O artigo traz dados para a fundamentação científica do princípio de cura homeopático perante a farmacologia moderna. O fenômeno que a farmacologia clássica chama de 'efeito rebote' é o que a homeopatia utiliza como resposta terapêutica, uma ação secundária do organismo.

Depende. O efeito do medicamento homeopático varia de acordo com o grau da doença e o estado do paciente. Em casos de doenças agudas e também emergenciais, como asma, quadro de febre, convulsões ou envenenamento, por exemplo, o alívio causado pelo medicamento homeopático leva poucos minutos para ser sentido.

O ideal é que o medicamento seja tomado em jejum ou distante das refeições. Após a ingestão aguarde alguns minutos, antes de comer ou de usar pasta de dentes.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.

Não ingerir nada durante 30 minutos antes e após tomar o medicamento homeopático, exceto água.

Procure deixar um intervalo mínimo de 20 minutos antes ou após ingerir alimentos ou escovar os dentes para uso do medicamento homeopático. Exija sempre frascos em cor âmbar para maior proteção da luz.

A homeopatia não pode ser utilizada por pacientes diabéticos? Isto não é verdade, já que a quantidade de açúcar encontrada nos medicamentos é insignificante. Além do mais, o paciente pode diluir as gotas de remédio na água ou tomar com leite.

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Vale lembrar, porém, que o limão não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico, e sim ser utilizado como um complemento ao tratamento.

Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas. Em situações como essas, a recuperação é mais rápida, proporcionando mais qualidade de vida.

Exacerbação dos sintomas clínicos do paciente após a administração do remédio homeopático.

Por que dizem que durante o tratamento homeopático o doente tem que piorar para depois melhorar ? Porque quem realiza o trabalho é o organismo e não o remédio.

Diferente dos medicamentos alopáticos, o tratamento homeopático – desde que realizado corretamente – não causa efeitos colaterais no paciente.

A Homeopatia é uma ciência, ela não é um truque. Por isso, todo católico pode curar-se pela Homeopatia: muitos padres se tratam com ela e o próprio Papa toma os remédios homeopáticos.