O que corta o efeito do álcool imediato?

Perguntado por: librahim7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Como curar ressaca rápido

  • Ficar em repouso;
  • Tomar muita água e se hidratar;
  • Ter uma alimentação mais leve, com frutas, legumes e verduras. ...
  • Beber suco de fruta;
  • Apostar em um café bem forte;
  • Dependendo dos sintomas, usar remédios para enjoo ou dor;
  • Evitar o uso de anti-inflamatórios que irritam a mucosa do estômago;

Por isso, é importante estar hidratado quando beber (um copo de água para cada um de álcool) e ingerir muito líquido também no dia seguinte. Isso ajuda a eliminar pela urina as toxinas que restam no corpo.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica. Fonte: USP.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Tomar 1 copo de água entre cada copo de álcool
No entanto, deve-se evitar tomar água com gás ou refrigerante, se estiver consumindo alguma bebida alcoólica, porque o gás faz com que o corpo absorva ainda mais rápido o álcool e por isso as chances da pessoa ficar bêbada é maior.

Comer pode deixar sóbrio
Por fim, beber com o estômago cheio realmente é o mais indicado, pois assim a absorção do álcool para a corrente sanguínea será mais lenta. Por outro lado, depois que o álcool já foi absorvido, comer não fará diferença alguma, uma vez que, ele já estará presente no sangue.

No fim das contas, o tempo é o único remédio para a bebedeira. O corpo leva mais ou menos uma hora para processar uma bebida alcoólica. Sendo assim, a única forma de você deixar de sentir os efeitos negativos é esperar o tempo proporcional ao volume de álcool que ingeriu.

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo. A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

Alimente-se bem para ajudar o organismo a se recuperar. Para isso invista em frutas e legumes, que proporcionam açúcares e gorduras boas. Além disso, devido o efeito diurético e a metabolização da bebida, é preciso beber bastante água para evitar a desidratação.

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool. O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira.

Vamos fazer algumas simulações: Uma pessoa de 90Kg metaboliza 9g de álcool/hora. Uma lata de cerveja (330ml) fornece 16g de álcool, logo uma pessoa de 90Kg demora 1,6 horas (mais precisamente 1h e 36 min) para eliminar todo o álcool de uma latinha.

O motorista não pode beber nenhuma lata de cerveja com álcool se for dirigir. O CTB é claro e desde 2012 a tolerância é zero para consumo de qualquer quantidade e tipo de bebida alcoólica por parte do condutor de veículo automotor.

O Epocler começa a agir cerca de 1 hora depois de ser ingerido e não é recomendado sua utilização enquanto se estiver consumindo bebidas alcoólicas.

Engov deve ser tomado antes ou depois de beber? Engov deve ser tomado depois de beber bebidas alcoólicas, após o aparecimento dos primeiros sintomas da ressaca.

Tomar uma colherada de azeite antes de beber pode ajudar. Essa gordura polinsaturada, quando ingerida, adere à parede do estômago e do intestino, formando uma espécie de proteção. Essa proteção faz com que o álcool ingerido demore um pouco mais a ser absorvido pelo organismo.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Faça um lanchinho para acelerar a absorção do álcool.
Coma algo doce, como um pedaço de fruta, uma barra de granola ou biscoitos de pasta de amendoim. Um lanchinho rápido antes de dormir pode acabar salvando a noite, principalmente se não tiver comido muito antes de começar a beber.