O que corta o efeito do albendazol?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Medicamentos que podem causar redução da eficácia do albendazol: Carbamazepina. Fenobarbital. Fenitoína.

A meia vida do albendazol varia de 8 a 12 horas, logo após 24 horas da ingestão do comprimido ele já deve ter sido eliminado.

Os efeitos adversos mais comuns do Albendazol são: dor no estômago, dor de barriga, dor de cabeça, tonteira, enjôo, vômito e diarréia.

Como saber que albendazol fez efeito? Além da melhora dos sintomas que motivaram o uso (geralmente dor abdominal), pode repetir o exame de fezes para verificar se o parasita deixa de ser detectável, mas isso normalmente não é necessário.

A alimentação não interfere na eficácia do remédio de verme.

O albendazol deve ser tomado por via oral, sendo que não existe um horário específico para que seja tomado, como manhã, tarde ou noite. No entanto, se tomado por mais de 1 dia de tratamento, é recomendado que as doses sejam tomadas sempre no mesmo horário.

Não há um horário preferencial, nem é necessário jejum. Escolha um horário em que seja cômodo e fácil de tomar. Se na sua prescrição, o médico orienta tomar também em outros dias, procure manter o mesmo horário das tomadas.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

Dependendo da indicação clínica, o Albendazol pode ser usado em dose única, durante 3 dias ou durante 5 dias. Para saber a dose certa indicada para você agende uma avaliação médica.

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias. “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Esse sintoma é comum quando toma este tipo de medicamento, pois há liberação de toxinas dos verme e parasitas na corrente sanguínea, sendo conhecida como reação de Herxheimer.

O albendazol pode ser tomado durante ou após as refeições, ou de estômago vazio.

Como usar o Albendazol Comprimido – Biosintética
Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros. Nesse caso, devem ser incentivadas a mastigar os comprimidos com um pouco de água ou triturá-los.

Geralmente não é necessário repetir a dose única de albendazol, pois os parasitas causadores da maioria das verminose são completamente eliminados. A dose única de albendazol é suficiente para erradicar os seguintes parasitas: Ascaris lumbricoides (lombriga);

Não há relação nenhuma entre o albendazol e a alimentação com doces.

Sim pode comer o que desejar.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Devo levar quanto tempo pra voltar a comer depois de tomar Albendazol? Não é necessàrio fazer jejum para o uso de Albendazol. Não se preocupe com isso, desde que você não coma uma quantidade exagerada de alimentos com alto teor de gordura, pois eles podem aumentar a disponibilidade do Albendazol no organismo.