O que corta o efeito da codeína?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeína por impedir sua metabolização.

Tontura. A tontura é um efeito direto da codeína, que como efeito colateral pode produzir essa sensação, esse é um dos efeitos mais característicos do uso do Purple drank, até porque Lean que é outro nome comum associado a mesma droga vem do verbo “to lean” que significa se apoiar, inclinar.

A codeína deve ser usada com cautela em pacientes com diminuição da reserva brônquica, asma brônquica, edema pulmonar, doença obstrutiva das vias aéreas, depressão respiratória aguda ou distúrbios obstrutivos do intestino e em pacientes com risco de íleo paralítico.

Em adultos, nas dores de grau mais intenso (como por exemplo, as decorrentes de determinados pós-operatórios, traumatismos graves, neoplasias) recomendam-se 2 comprimidos a cada 6 horas, não ultrapassando o máximo de 8 comprimidos de paracetamol + fosfato de codeína em um período de 24 horas.

Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol.

A principal diferença entre a codeína e a morfina é que, apesar de ambas serem derivadas da papoula, uma é mais potente que a outra. Estima-se que a morfina seja 12 vezes mais potente que a codeína, sendo indicada para casos mais extremos.

Ação esperada de Codein
A ação analgésica de Codein via oral tem início de 30 a 45 minutos após a administração e tem duração de 4 horas.

02/06/2021 Profissional de saúde 1ª - Concordo, Realmente o tramadol não é superior à codeína e tem muitos mais efeitos colaterais.

É uma mistura de refrigerante com um remédio receitado normalmente para aliviar a tosse. “Esse tipo de xarope contém uma substância chamada codeína, que tem um potencial de dependência extremamente grande.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Interação com alimentos e álcool
Tanto o fabricante como os especialistas contraindicam o uso concomitante da codeína com bebidas alcoólicas. A razão para isso é que a interação dessas substâncias potencializa o efeito depressor do SNC.

As reações mais comuns da codeína são dores abdominais e sonolência. Você deve relatar qualquer destes sintomas para seu médico. Reações adversas muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sudorese, obstipação, náuseas, vômitos, tontura e vertigem, sedação, sonolência e dispneia.

A dose usual para adultos é de 30 mg (de 15 a 60 mg), a cada 4 ou 6 horas, para obtenção do efeito analgésico. O limite de administração é de até 360 mg/dia.

“Codeína precisa ser metabolizada pelo organismo em morfina para aliviar a dor, mas as pessoas com essa variação genética não têm essa enzima”, disse o professor de farmácia Jayne Lawrence. “Isso significa que eles recebem pouco ou nenhum alívio da dor”, completou. O que tentar? Paracetamol ou ibuprofeno funcionam.

Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina. Como grande parte dos analgésicos não opioides são de venda livre, o uso indiscriminado desse tipo de medicamento é bastante comum.

Geralmente, pacientes adultos tomam 30 mg (de 15 a 60 mg), a cada 4 ou 6 horas, conforme prescrição médica. Dessa forma, o efeito analgésico é mantido durante todo o dia. A dose máxima diária corresponde a 360 mg.

Riscos de superdose por codeína incluem parada cardiorrespiratória, edema cerebral, coma, estado confusional, hipotensão, hipóxia, íleo paralítico, miose, insuficiência renal, depressão respiratória e insuficiência respiratória, letargia e vômito.