O que corta efeito do orlistate?

Perguntado por: dbarros5 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Como o orlistat atrapalha na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), sugere-se que o paciente tome um suplemento vitamínico à noite todos os dias antes de se deitar. O uso do orlistat sem uma dieta adequada, com restrição de gorduras, compromete o resultado final do tratamento.

O profissional vai analisar se o paciente está tendo resultados positivos com a medicação. Durante a consulta, o médico observa se o fármaco está ajudando a perder peso ou a manter o peso perdido. É analisado ainda o nível dos efeitos colaterais.

* Não misturar esse medicamento com outro tipo de estimulante drogas ou bebida alcoólica.

A estimativa é a perda de 10% do peso corporal total em apenas seis meses. No entanto, há formas para potencializar os resultados do Orlistat. Para tanto, é importante adotar uma dieta hipocalórica e a prática de atividades físicas.

O efeito do orlistat resulta num aumento do conteúdo em gordura das fezes 24 a 48 horas após a administração. Normalmente, o teor em gordura das fezes retoma os valores anteriores ao tratamento, nas 48 a 72 horas após a descontinuação do mesmo.

Como secar o corpo: beba chá
Bebidas como o chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica ou de jabuticaba, e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e o aumento da massa magra.

Os efeitos adversos com o restado são em sua maioria fezes oleosas, urgência fecal, fezes/evacuações gordurosas, aumento das evacuações e incontinência fecal. Esses eventos são transitórios e geralmente leves, ocorrendo no início do tratamento durante até os três primeiros meses e desaparecendo em seguida.

Orlistate é contraindicado a pacientes com síndrome da má absorção crônica, colestase (redução do fluxo biliar) ou hipersensibilidade conhecida ao orlistate ou a qualquer um dos componentes de sua formulação. Orlistate deverá ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias.

Os medicamentos mais usados para emagrecer e que devem ser receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

O uso indiscriminado do Orlistat pode provocar coagulação no sangue, problemas de circulação, ósseos (osteoporose) e de visão. O uso de vitaminas sem prescrição médica também é perigoso. É preciso dosar, por meio de exames, as vitaminas para que a suplementação seja feita apenas se existir necessidade.

Vejo muitos atletas/fisiculturistas associando à atividade física e musculação o orlistat para reduzir massa gorda e aumentar massa magra. Isso é errado e prejudicial à saúde, pois o fármaco não atua no metabolismo corporal e muito menos na gordura já absorvida.

Orlistat pode oferecer ao organismo são a redução das taxas de glicose no sangue, o controle da pressão arterial, auxílio no tratamento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), diminuição do LDL (colesterol ruim) e do ácido úrico.

A dose recomendada de orlistate é de uma cápsula dura de 120mg, junto com cada uma das três refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição). Caso uma refeição seja omitida ou não contenha gordura, orlistate pode não ser administrado.

Mancini afirma que o remédio precisa ser ingerido com as principais refeições do dia. Por isso, o paciente deve ter um hábito alimentar organizado. "Esse é um medicamento que é para ser tomado na refeição em que ele vai fazer efeito.

A associação de sibutramina e orlistat parece ser uma opção útil de tratamento da obesidade.