O que corta diarreia caseiro?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

batatas cozidas. Sucos de frutas naturais sem açúcar, água de coco, chá de maçã e folha de goiabeira. Amasse vegetais como batata, cenoura, mandioca, batata-doce, abobrinha e abóbora. Arroz branco, macarrão, pão branco, amido de milho, mingau de água, macarrão.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Confira agora!

  1. 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  2. 2) Hidratação. ...
  3. 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  4. 4) Compressa morna.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

7 alimentos que prendem o intestino:

  • Maçã A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
  • Banana. ...
  • Farinhas brancas. ...
  • Pão branco e torradas. ...
  • Macarrão. ...
  • Batata. ...
  • Jabuticaba. ...
  • Cenoura.

camomila

Tanto a camomila como as folhas de goiabeira possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino ajudando a reter a fezes por mais tempo e por isso podem ser utilizadas em caso de diarreia que já dura mais de 3 dias e sob orientação médica.

Amido de milho com limão
Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.

Limpeza e saúde intestinal
A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo. Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B.

Misture duas colheres de chá de vinagre de maçã e um pouco de mel num copo de água para fazer este remédio natural para a diarreia. Os sintomas devem diminuir graças às propriedades anti-inflamatórias dos ingredientes. Beba esta mistura 2-3 vezes ao dia para obter melhores resultados.

Quando consultar um médico
Se os únicos sinais de alerta forem perda de peso ou diarreia crônica ou noturna, as pessoas devem consultar um médico em até aproximadamente uma semana. As pessoas sem sinais de alerta devem ligar para o médico se a diarreia durar mais de 72 horas.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Neste caso, os sintomas surgem somente 24 a 48 horas após a ingestão do alimento. Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa.

A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes, que se tornam mais líquidas e intensas.

Na infecção causada pelo Coronavírus, ocorre a liberação exagerada de citocinas, que são responsáveis pelo recrutamento de diversas células e causam grande processo inflamatório. Além da diarreia, problemas como náuseas, dores abdominais e vômitos também são comumente relatados entre os pacientes infectados pelo vírus.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Síndrome do intestino irritável
Esse distúrbio provoca contrações em excesso depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em momentos estressantes. "Além de provocar o ronco, pode ainda causar dores e diarreia", diz o Dr. Rodrigo Barbosa.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais. Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: reposição de líquidos perdidos na diarreia ou vômito por via intravenosa no hospital.