O que corta alergia de remédio?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Alguns medicamentos auxiliam no controle da crise alérgica - os chamados anti-histamínicos - a exemplo da Fexofenadina (Allegra), Dexclorfeniramina (Polaramine) e Loratadina (Claritin).

As reações devem sumir em alguns dias, após o paciente iniciar o tratamento adequado. 2. Quais medicamentos provocam alergia? Muitas substâncias podem provocar manifestações alérgicas, inclusive aquelas que o paciente já usou anteriormente e não havia apresentado sintoma.

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

Chá verde
Este é, sem dúvida, um dos melhores anti-histamínicos naturais, pois, na sua composição, existem duas substâncias com ação antioxidante: as catequinas e a quercetina.

Exercício físico. Assim como a irrigação nasal, o exercício físico é mais uma solução do que um remédio caseiro para alergia. Porém, pesquisas mostram que o exercício, principalmente em dias frios, pode ajudar no alívio dos sintomas respiratórios causados por reações alérgicas.

Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.

Sintomas de erupções medicamentosas
A gravidade das erupções medicamentosas varia desde uma vermelhidão leve, com pápulas limitadas a uma zona reduzida, até a descamação em toda a pele.

A primeira linha de tratamento são os medicamentos anti-histamínicos (por exemplo, a loratadina, etc.). Nos casos em que a resposta clínica não é adequada, podem aumentar-se as doses, o que normalmente permite um melhor controlo da doença.

Álcool, café, abacate: veja o que pode interferir no efeito de remédios.

A interação medicamentosa que ocorre com o álcool pode causar diminuição ou potencialização do efeito de um medicamento. É recomendado nunca se fazer esse tipo de combinação, pois há vários riscos envolvidos ao misturar medicamentos e álcool.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Vale lembrar, porém, que o limão não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico, e sim ser utilizado como um complemento ao tratamento.

Anti-histamínicos
São os medicamentos mais recomendados para o tratamento das seguintes questões: alergia nasal, na pele ou olhos, urticária e rinite alérgica. Podem vir em compridos e xaropes, por exemplo, loratadina, desloratadina, cetirizina, hidroxizina ou fexofenadina.

4 – Frutas cítricas são bons alimentos para rinite
São ricas em antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.

Chá Capim Limão
É muito bom para combater a rinite alérgica, já que o chá de capim limão é um antioxidante e anti-histamínico, além de também atuar como um agente anti-inflamatório muito eficaz. Assim, este chá deve ajudar a reduzir a quantidade de muco. Pode ser consumido quente ou frio.

Evite alimentos que podem causar alergia
Esse quadro é mais frequente nas crianças abaixo de 2 anos ou em casos mais graves. Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho.

Trigo, aveia e centeio: esses cereais também apresentam elevados índices de alergia alimentar em crianças. O glúten é a principal proteína causadora da reação alérgica. Frutos do mar: caranguejo, camarão e lagosta são geralmente os que provocam reações alérgicas mais severas.

Hortelã: As propriedades de resfriamento e adstringentes da hortelã são bastante admiráveis. O mentol rico anti-inflamatório e antisséptico acalma a região afetada, oferecendo alívio imediato. Você pode esmagar as folhas de hortelã lavadas, esticar e usar este suco para aplicação tópica.