O que corrói o cobre?

Perguntado por: ebrito2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Água alcalina, com alto nível de pH acima de 8,5. Água ácida, com baixo nível de pH abaixo de 7,0. Um nível elevado de oxigênio dissolvido na água. Um alto nível de sais dissolvidos na água, também conhecido como Sólidos totais dissolvidos (TDS).

A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar. Veja como isso se dá, por exemplo, na ferrugem do ferro, principalmente em lugares úmidos, como no litoral: Não pare agora...

A velocidade de corrosão no solo não é muito influenciada por pequenas variações na composição ou estrutura do aço. O que vai influenciar mais é a natureza do solo. Assim, destacam-se os seguintes fatores: porosidade (aeração), condutividade elétrica, sais dissolvidos, umidade, corrente de fuga, pH e bactérias.

A corrosão verde do tubo de cobre é causada pela dissolução do cobre dos tubos e depois depositada em outro local. Você também pode encontrar vazamentos minúsculos nos orifícios dos tubos, à medida que o cobre se desgasta lentamente.

Os objectos de cobre podem ser limpos com bicarbonato de sódio. Isto limpará o seu objecto sem sequer ter de o esfregar. Mergulhe o seu objecto numa mistura de água a ferver e bicarbonato de sódio, e depois termine com a sua molhagem.

Como cuidar de suas joias de cobre
Evite usar joias de cobre na água para evitar poeira, manchas, lodo e acúmulo de bactérias. Se o metal ficar molhado, seque-o com um pano macio e mantenha-o longe da umidade.

Se tiver uma torneira de água morna em casa, use-a para enxaguar o cobre. Se não, pode ser água fria mesmo. Vá enxaguando e virando o objeto para que ele fique bem limpinho. Seque o item com um pano seco.

Contudo o Cobre é o responsável pela oxidação da liga de prata. Ele, por ser não-nobre, é quem faz ligação química com o Oxigênio, provocando a oxidação da joia.

A corrosão é o resultado prático da oxidação em um metal. Conforme o metal vai se oxidando, ele se degrada e suas camadas vão sendo expostas. Ferrugem, esse processo ocorre em materiais que contenham ferro em sua composição.

O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).

Quando em contato com o ar, o cobre pode reagir com alguns ácidos mais diluídos, formando um fino filme esverdeado que consiste no sulfato de cobre II. Também reage com amônia em meio aquoso e, quando aquecido de maneira vigorosa, consegue reagir com o gás oxigênio.

A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.) se decomponham por causa da oxidação é impedir que entrem em contato com o oxigênio, mas como?

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.

Pode-se colocar o metal em água quente ou aquecer com o maçarico e depois mergulhá-lo no líquido ou utilizar um pincel para cobrir o metal com o sulfureto de potássio. A técnica do pincel é particularmente indicada nas situações em que só queremos oxidar certas zonas de uma peça.