O que corrói ferro fundido?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

O dióxido de carbono atua porque é grandemente solúvel na água e possui grande reatividade química com esta. O sulfeto de hidrogênio é elemento corrosivo importante, mesmo na ausência de oxigênio. No ferro fundido, por exemplo, esse sulfeto produz a chamada corrosão grafítica.

Ácido Nítrico (HNO3)
Ataca boa parte dos metais, menos os preciosos. Misturado à glicerina e ao ácido sulfúrico, forma o explosivo nitroglicerina.

Limão, Laranja ou Tomate – ácido cítrico – citrato de ferro. Vinagre – ácido acético – acetato de ferro. Coca-cola – ácido fosfórico – fosfato de ferro. Café – ácido quínico – quinato de ferro.

O ferro fundido, como qualquer outro tipo, enferruja com a exposição excessiva à umidade. Isso é especialmente verdadeiro se não houver tratamento de superfície no ferro fundido.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.

Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais.

São substâncias que apresentam uma severa taxa de corrosão ao aço. Evidentemente, tais materiais são capazes de provocar danos também aos tecidos humanos. Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases.

1ª etapa: queima do enxofre para obtenção do dióxido de enxofre (SO2) 2ª etapa: Oxidação do dióxido de enxofre a trióxido de enxofre (SO3) 3ª etapa: Reação do trióxido de enxofre com água. No final, teremos a formação do ácido sulfúrico.

ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.

O ácido fluorantimônico é uma MISTURA entre o ácido fluorídrico e pentafluoreto de antimônio, e é o MAIS PERIGOSO DO MUNDO, pois apresenta a mais alta concentração de ácido da natureza. Ele tem a capacidade de realizar uma corrosão com danos irreparáveis.

Perigos mais importantes: corrosivo, altamente tóxico por ingestão e muito Tóxico por inalação. queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar descoloração dos dentes.

O ferro, fora do solo, derrete a cerca de 1510º C (2750° F). O aço geralmente derrete em torno de 1370º C (2500° F).

Podemos observar que a água não é boa para dissolver nem ferro, nem alguns outros metais. Não há atração ou afinidade química entre eles. O ferro não permite que a água penetre em suas ligações para quebrá-las, ou seja, a água não se sente atraída por esses compostos.

O que pode causar a deficiência de ferro no corpo? Em adultos, a deficiência de ferro é mais comumente causada por perdas excessivas de sangue, comum em mulheres com hemorragias menstruais excessivas. Nestes casos, apenas uma dieta rica em ferro pode não ser suficiente para regularizar a situação.

Grande fragilidade e baixa ductilidade; Deformação plástica impossível à temperatura ambiente; Soldadura muito limitada.

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível mais alto de densidade. Devido a essa força e versatilidade, o aço é muito popular em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias. Esses trabalhos exigem a maleabilidade que esse metal fornece.

Assim, a composição do carbono é a principal distinção entre ferro fundido e aço. O ferro fundido normalmente contém um teor de carbono superior a 2%, enquanto o aço possui um teor de carbono inferior a 2%, com muitas ligas de aço com menos de 1%.

A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc.

Em ambiente natural, o oxigênio é a principal causa da corrosão uniforme de aços e outros metais e ligas. A reação anódica no processo de corrosão é sempre a reação de oxidação. Em ambientes ácidos, ou seja, pH <7, o processo catódico se dá principalmente pela redução de íons de hidrogênio.

A corrosão é o resultado prático da oxidação em um metal. Conforme o metal vai se oxidando, ele se degrada e suas camadas vão sendo expostas. Ferrugem, esse processo ocorre em materiais que contenham ferro em sua composição.