O que contém nitrogênio?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os alimentos com maiores quantidades são vegetais e frutas como alface, rabanete e espinafre. Produtos lácteos, carnes e peixes contêm grandes quantidades de nitrogênio, mas não nos níveis dos vegetais. Carne curada, como a salsicha, que é preservada com nitrato de sódio, também é mais uma fonte de nitrogênio.

Os restos de peixe e de crustáceos — como camarão, siri, caranguejo etc. — são ricos em nitrogênio. Assim, são muito bons para adubar lavouras que precisam muito desse nutriente, como o milho e o tomate.

No solo, a principal fonte de nitrogênio é a matéria orgânica, contudo, nem todo nitrogênio presente na matéria orgânica do solo está prontamente disponível para as plantas, ele é liberado lentamente e depende da atividade microbiana do solo.

Os seres humanos não podem absorver nitrogênio do ar como plantas; eles precisam de uma fonte alimentar. A única via do corpo para obter nitrogênio é através do consumo de proteínas na dieta. Seu corpo pode converter proteínas e gorduras em glicose quando necessário. Portanto, os carboidratos não são necessários.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

Borra de café (com o filtro de papel)
Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. Além disso, combate fungos, formigas e outros organismos que danificam as plantas. Espalhe borra seca por cima da terra.

Aliás, as plantas utilizam o nitrogênio também na fotossíntese. Por isso, esse nutriente é tão importante.
...
4 maneiras de corrigir a deficiência de nitrogênio

  1. Adicione resto de grama ou capim. Quando cortar a grama do seu jardim não a jogue fora. ...
  2. Plante leguminosas. ...
  3. Faça um composto com café ...
  4. Esterco animal.

Em termos de agricultura, a simbiose entre as bactérias fixadoras de nitrogênio (denominadas rizóbios) e leguminosas (família de plantas à qual pertencem a soja, o feijão, a ervilha, entre outras) é a mais importante.

O nitrogênio é um nutriente utilizado por vários organismos, sendo essencial para formar proteínas, ácidos nucleicos e outros componentes das células.

As plantas com maior concentração de nitrogênio são aquelas que incorporam maiores quantidades de nitrogênio do solo. Plantas que produzem grãos de alto valor proteico, como soja e feijão, demandam maiores quantidades de nitrogênio.

As proteínas são feitas de aminoácidos, que tem o grupo amino (-NH2), portanto sem o nitrogênio não será possível a síntese de proteínas que são essenciais à vida.

As principais fontes naturais de N são: a chuva, material orgânico e inorgânico de origem externa e a fixação biológica no lago por bactérias e algas cianofíceas.

As bactérias saprófitas e várias espécies de fungos são os principais responsáveis pela decomposição de materiais orgânicos mortos. Estes microrganismos utilizam as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas e liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio (NH4+).

O nitrogênio é encontrado na forma de N2 na atmosfera e é o principal componente do ar, correspondendo a cerca de 78% de sua composição. Apesar de sua grande disponibilidade, poucas espécies são capazes de utilizá-lo dessa forma, sendo essa uma capacidade atribuída a alguns tipos de bactérias e cianobactérias.

Os alimentos com maiores quantidades de nitrogênio são vegetais e frutas como alface, rabanete, ruibarbo e espinafre.