O que contamina o corpo?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

" Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro.

Mateus 15:18-20 ARA
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.

A resposta bíblica é que, a exigência de Deus para que o homem seja livre de sua ira é que este creia, de todo o coração, em Jesus Cristo, como seu único e suficiente Salvador (Rm. 10). Uma vez que o crente creia em Cristo como salvador, ele é salvo.

Algumas traduções da Bíblia usam a palavra “fornicação” onde outras usam a expressão “relações sexuais ilícitas” ou “imoralidade sexual”. A palavra original grega é porneia, que é definida como “relações sexuais ilícitas” (Dicionário da Bíblia Almeida), que inclui, mas não é limitado ao adultério.

6 A alíngua também é fogo, mundo de iniquidade; assim, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

A morte física é a separação entre o espírito e o corpo mortal. A Queda de Adão trouxe a morte física ao mundo (ver Moisés 6:48). Graças à Expiação e Ressurreição de Jesus Cristo, toda a humanidade será ressuscitada e redimida da morte física.

Jesus mostrou que comer comida impura não é o verdadeiro problema. A proibição de comer carne de porco era apenas um símbolo da proibição de pecar. O porco é um animal sujo, que pode transmitir doenças.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

Jesus disse: "Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37). Deveríamos ser tardios para nos irritar.

Para ser boca de Deus, é necessário separar o precioso do vil. Aquele que quer ser a boca de Deus deve apartar o precioso do vil. Lembrando que Deus não tem chamado só profetas, mas os cinco ministérios a ser sua boca nestes dias. Quem aparta o precioso do vil somente fala e pratica coisas que Deus considera preciosas.

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS
As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

Um coração que se alimenta de coisas más reflete-se em palavras e atos. Por mais que se tente disfarçar, a boca fala do que o coração está cheio. Quando Jesus declarou essas palavras, disse para coisas boas e más.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

O Senhor pretendia que a esposa fosse uma coadjutora do homem (o prefixo co indica companhia, fazer em conjunto); isto é, uma companheira capaz e necessária em completa parceria.

Segundo a Bíblia a intimidade sexual é exclusiva ao matrimônio (Gênesis 2:23-25). Sendo assim, o sexo fora do casamento, mesmo no noivado, é pecado, e a Bíblia o chama de "impureza". "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia" (Gálatas 5:19).