O que constitui o patrimônio de uma empresa?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

O patrimônio empresarial, por definição, é o conjunto de valores ativos e valores passivos que uma empresa detém. Ou seja, é composto tanto pelos bens que uma pessoa jurídica é credora ou titular dos direitos, como também pelas suas obrigações.

Investir em pessoas é também investir em lucratividade. Verdade: O maior patrimônio que uma empresa pode ter são seus colaboradores.

O valor de patrimônio de uma organização pode ser visualizado em seu balanço patrimonial anual, o resultado encontra-se ao calcular a diferença entre os bens ativos e passivos da mesma. Sendo assim, o valor patrimonial nada mais é do que o patrimônio líquido da empresa.

Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros.

Afinal, o que é patrimônio na contabilidade? O conceito de patrimônio, na contabilidade, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa. Os bens e direitos compõem o ativo, enquanto as obrigações formam o passivo.

Ativo Patrimonial
O Ativo compreende todos os bens e direitos controlados pela empresa, em que se espera benefícios econômicos no futuro. Este prazo pode ser dividido entre o curto e longo prazo, resultando nos ativos circulantes e não circulantes.

Patrimônio é a soma de todos os ativos de uma entidade. Patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e passivos. Como calcular o patrimônio líquido da empresa? O patrimônio líquido de uma empresa pode ser calculado subtraindo o ativo total do passivo total da empresa.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Quando falamos de patrimônio, estamos falando de dinheiro, de tudo aquilo que tem valor econômico e pode ser usado para gerar lucro.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Capital próprio é a diferença entre tudo o que a empresa possui (ativos) e o que ela devepara terceiros (passivos). Ou seja, é o líquido patrimonial existente na empresa.

Máquinas, Equipamentos e Instalações Industriais; Móveis, Utensílios e Instalações Comerciais; Veículos; Embarcações, dentre outros.

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

Patrimônio: o que significa e quais são os tipos?

  • Ativos: Dizem respeito ao que uma pessoa ou empresa possui em valores positivos (bens e direitos). Por exemplo, imóveis, dinheiro em caixa, máquinas, estoque, etc.
  • Passivos: Representam a parte negativa do patrimônio (obrigações).

São considerados bens de uma empresa tudo aquilo que se pode ser avaliado financeiramente – com possibilidade de venda, troca e compra – e que é utilizado para que a empresa conquiste seus objetivos.

O patrimônio é a soma dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa. Sendo assim, os bens e direitos positivos são os ativos. Por outro lado, a parte negativa do patrimônio são as obrigações. Os bens podem ser tangíveis, intangíveis, móveis ou imóveis.

Patrimônio: composição
Por exemplo: dinheiro, veículos, equipamentos e terrenos. Bens intangíveis – São os que não existem fisicamente, porém tem um valor monetário e são conhecidos por incorpóreos ou imateriais. Exemplos: patentes, marcas, domínios da internet e ponto comercial.

Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo. São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário.