O que consome mais energia ventilador de teto ou de mesa?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Um ventilador pequeno, de mesa, é mais econômico, enquanto um ventilador de teto, que possui uma potência de climatização maior, gasta muito mais energia. Além disso, a velocidade em que se utiliza o ventilador irá influenciar no gasto de energia.

De forma geral, os que gastam menos são os de mesa e de chão, respectivamente, pois os ventiladores de teto precisam de mais energia para virar as grandes pás. Para não ficar em dúvida, lembre-se de conferir a etiqueta de eficiência energética.

Um exemplo: se um ventilador tem uma potência elétrica de 100 watts, e se ele está em média ligado 8 horas por dia, 30 dias por mês, e se o custo do kilowatt/hora na sua região é, por hipótese, de $R 0,36, então o custo mensal da energia gasta por esse ventilador é-nos dados por: 100 x 8 x 30 x 0,36 / 1.000, ou seja, $ ...

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Ventilador
Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.

Vale lembrar que quanto maior a potência de climatização, maior será o gasto de energia deste produto. Segundo informações da Eletrobrás, um ventilador com instalação no teto consegue consumir 28 Kwh por aparelho.

Às vezes fica ligado o dia inteiro e Isso causa um acréscimo na conta de luz. O cálculo depende da velocidade do ventilador. Se estiver na velocidade mínima, ele gasta R$ 13,68 por mês se ficar 16 horas por dia. Quando vai para a máxima, vai para R$ 18, isso é 38% a mais no gasto".

Entre elas, a economia de espaço, economia de dinheiro já que é mais barato também do que um ar-condicionado e refresca todo o ambiente sem deixar o ar seco. Nesse calor, vale a pena investir num ventilador de teto e ter certeza de dias e noite mais fresquinhos e agradáveis!

Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

Sendo assim, na hora de comprar, pode parecer um pouco complicado fazer a escolha certa. Além disso, é importante levar em conta o tamanho do produto. Um ventilador pequeno, de mesa, é mais econômico, enquanto um ventilador de teto, que possui uma potência de climatização maior, gasta muito mais energia.

Quando se pensa em comprar um ar-condicionado ou ventilador, uma das primeiras dúvidas que vêm à cabeça é em relação ao consumo de energia e instalação. É certo que um aparelho de ar-condicionado gasta mais luz do que um ventilador, mas ele oferece uma série de benefícios e comodidades que podem valer a pena.

Quanto maior a potencia de um equipamento, maior o gasto de energia. O gasto médio de cada equipamento é: Televisão = 200 watts; Lâmpada incandescente = 100 watts.

Formas de economizar energia elétrica em seu dia a dia

  1. Valorize a iluminação natural. ...
  2. Troque suas lâmpadas. ...
  3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada. ...
  4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos. ...
  5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar.

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício, cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, é calculado de acordo com o consumo mensal de energia do domicílio.

O que quase ninguém percebe é que eles gastam energia mesmo quando nenhum dispositivo está conectado a eles. O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso e de 1 a 5 watts mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele.

O chamado horário de pico – também conhecido como horário de ponta — é o momento de um dia em que acontece o maior consumo de energia elétrica pela população, ele geralmente ocorre entre 18h e 21h.