O que consome mais energia lâmpada ou abajur?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Depende. Se a lâmpada do abajur for da mesma potência da lâmpada do teto, o consumo será o mesmo. Caso as atividades realizadas no quarto, como ler um livro na cama, ver TV ou escutar um som não requeiram iluminação mais forte, o abajur pode ser utilizado com uma lâmpada de menor potência.

LED. Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista: 80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W ...

Recomenda-se o uso de lâmpadas de até 25 watts em um abajur com cúpula de até 15 cm de diâmetro. Tamanhos maiores pedem lâmpadas de até 40 watts.

Gente, a luz noturna tem uma lâmpada com uma iluminação especial, diferente da que é usada no teto ou em nosso abajur, e não incomoda os olhos no escuro. Ela ainda pode ser deixada acesa durante a noite toda, sem risco de superaquecer e quebrar.

Os abajures compreendem luz difusa, garantindo conforto e aconchego, já as luminárias oferecem iluminação direcionada, tornando os momentos de trabalho e leitura mais eficazes e prazerosos.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Eficiência energética: Ao contrário da crença popular, a cor não influencia no consumo energético de uma lâmpada. Ou seja, a luz amarela não gasta mais energia do que a luz branca pelo simples fato de ser amarela. Ela tampouco “ilumina melhor”. Tudo isso é definido pela potência.

Eles descobriram que uma medida simples - cozinhar as batatas por oito minutos - quebra os tecidos orgânicos e reduz a resistência, facilitando o movimento dos elétrons e produzindo mais energia. Outra mudança pequena - fatiar a batata em quatro ou cinco pedaços - aumentou a eficiência energética em até dez vezes.

Em relação ao tom da luz, é aconselhável que, se for um espaço com pouca luz natural, instalemos lâmpadas brancas. Elas oferecem uma maior quantidade de luz e, ao mesmo tempo, darão uma sensação de amplitude e maior luminosidade.

Um ambiente pode ser funcional e, ao mesmo tempo, de descanso. Por isso é recomendável usar dois interruptores: luz branca no teto e luz amarela distribuída nos cantos do espaço ou em um abajur, por exemplo.

Prefira luz indireta
Com isso, a iluminação é mais suave, intimista e confortável visualmente. A luz indireta aumenta a sensação de um refúgio particular. Ela é excelente para despertar sensações, uma vez que o jogo de sombras cria um clima mais intimista.

As lâmpadas led´s podem substituir as lâmpadas incandescentes comuns, com menor consumo de energia, durabilidade de 20 até 25 vezes às incandescentes comuns, podendo ser utilizada em diversas luminárias, lustres e abajures e em diversos ambientes, residenciais, comerciaise em diversos ambientes que requer uma ...

Dormir por apenas uma noite com uma luz fraca, como um aparelho de TV com o som desligado, elevou o açúcar no sangue e a frequência cardíaca de jovens saudáveis que participaram de um experimento de laboratório do sono, segundo um novo estudo.

Mas evitar a iluminação não é bom apenas para um sono de qualidade. Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade. Essa conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.

Luz intensa à noite não é bom para quem quer dormir, pois o cérebro entende que ainda é dia, o que atrasa a produção de melatonina, o hormônio do sono. Isso acontece quando estamos diante da tela do computador, porque a luz da tela fica muito próxima dos olhos.

Você pode colocar abajur para sala de estar em uma em mesa lateral, numa escrivaninha em seu home office, próximo à cabeceira em seu quarto, dentre tantos outros ambientes. Por isso, é importante escolher um para cada função.

Quando a intenção é usar o abajur no quarto para leitura também é importante posicioná-lo a uma altura que não gere sombras, nem ofusque a visão. Para os destros, o mais recomendado é posicionar o abajur do lado esquerdo, já os canhotos devem preferir usar o abajur ao lado direito.

A palavra abajur vem do francês “abat-jour”, que poderia ser traduzido como “quebra-luz”. O termo ajuda a definir o que diferencia o abajur de outros tipos de luminária: ele é caracterizado por ter alguma proteção que “corta” a luz direta da lâmpada.

ponta: das 20h às 23h com alto valor cobrado; intermediário: das 19h às 20h e das 23h às 00h com valor intermediário; fora de ponta: das 00:00 às 19:00 com valores mais baixos de cobrança.