O que consome mais energia ao longo de um mês uma residência?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame. Confira quais aparelhos consomem mais energia e o que você pode fazer para gerenciar melhor os gastos na residência.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia...

  • Ar-condicionado.
  • Geladeira.
  • Chuveiro elétrico.
  • Videogame.
  • Micro-ondas.
  • Televisão.
  • Carregador de celular.
  • Cooktop elétrico.

Eletrodomésticos que mais consomem energia

  • Chuveiro elétrico. Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. ...
  • Fogão elétrico. O fogão elétrico gasta muita energia. ...
  • Secadora de roupas. ...
  • Aquecedor elétrico.

Eletrodomésticos são, sim, grandes vilões da conta de luz. Principalmente os que necessitam de mudança de temperatura — ar condicionado, aquecedor, chuveiro elétrico, ferro elétrico, panela elétrica, secadora de roupas [..]”, disse Inhasz.

Quanto maior a diferença entre a temperatura interna e a temperatura externa, maior o gasto de energia”, afirma Mario. A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia.

A verdade é que o carregador sempre vai consumir energia mesmo sem uso, ou seja, ainda que não esteja conectado ao aparelho, a fonte puxa alimentação, mas não há motivos para se preocupar. Na prática, é um consumo de stand by bem pequeno.

Os produtos que menos consomem
Lâmpadas de LED; Liquidificador; Notebook; Televisão.

Em outras palavras, com a Tarifa Branca você pagará mais caro pela energia consumida em horários de pico de energia (entre 17h e 20h) e intermediários (entre 16h e 17h e entre 20h e 21h) – tomando como referência a concessionária de energia CEMIG para este exemplo.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

Quantos gastamos por ano com a recarga do celular? Multiplicando os termos da equação acima, temos que a energia consumida na recarga completa é 15 Wh ou 0,015 kWh (dividimos por um fator mil para usar o prefixo k). Dessa forma, anualmente, consumimos, em média, 365 vezes esse valor, resultando em 5,457 kWh anuais.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Precisa de ajuda para reduzir a sua conta de luz? O tipo, a marca e o tamanho da televisão são fatores que influenciam na determinação do seu consumo energético, assim como ocorre com a geladeira e o ar-condicionado. Normalmente, quanto maior é a televisão, mais energia ela gasta.

6 dicas práticas para reduzir a conta de luz

  1. Opte por lâmpadas econômicas.
  2. Aproveite a iluminação natural.
  3. Mantenha luzes apagadas.
  4. Analise o consumo de energia dos aparelhos.
  5. Desligue os eletrônicos e eletrodomésticos.
  6. Invista na utilização de energia solar.