O que consome mais 110 ou 220?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam.

Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

E falando em dinheiro, uma rede elétrica de 110v é mais cara, pois precisa de fios mais grossos e recebe uma corrente elétrica maior. Caso os fios não sejam espessos o suficiente, é muito mais fácil colocar fogo em uma casa com a rede de 110v.

Os primeiros colocados são:

  • China.
  • Estados Unidos.
  • Rússia.
  • Índia.
  • Japão.
  • Alemanha.

O setor industrial segue sendo o maior consumidor, com quase 36% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 29%.

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

A principal diferença entre as duas voltagens está em um ponto que a maioria das pessoas não vê dentro de casa: nas instalações elétricas. A rede de 220V exige fios mais finos do que os utilizados na tensão de 127V, que precisa de uma instalação mais "robusta" pois demanda mais corrente para a mesma potência consumida.

Muita gente se pergunta se o tradicional forno elétrico gasta menos energia do que uma Airfryer convencional. Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

A única alteração que observamos é o nível da intensidade da corrente, a potência será sempre a mesma, logo, o consumo também não irá alterar.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Em média, o chuveiro no modo inverno consome algo em torno de 4.500 a 6.000 watts. No modo verão, o chuveiro consome algo em torno de 2.100 a 3.500 watts.

Formas de economizar energia elétrica em seu dia a dia

  1. Valorize a iluminação natural. ...
  2. Troque suas lâmpadas. ...
  3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada. ...
  4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos. ...
  5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar.