O que consiste a higiene na ordenha?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para a limpeza do conjunto de ordenha e das instalações, há a exigência de uso de detergentes apropriados, procedendo com detergente alcalino clorado de uso diário. Deve-se também considerar a faixa de temperatura ideal de 43°C a 77°C. Para o detergente ácido, a água pode ser fria ou levemente aquecida (35°C – 43°C).

O ordenhador deve vestir roupas limpas e próprias para a ordenha. Não deve comer, beber ou fumar durante a ordenha. Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos.

Limpeza e desinfecção de sistemas latão ao pé: a) Enxágüe: após o final da ordenha deve ser feito o enxágüe de cada unidade de ordenha com água morna (38 - 43oC) pela passagem de água através da teteira com a unidade em funcionamento. Após o enxágüe, desligar o vácuo e enxaguar as demais superfícies.

Secar as tetas com papel toalha descartável; Eliminar os três ou quatro primeiros jatos de leite de cada teta (50 ml de leite) em caneca de fundo escuro, para teste de detecção de mamite, a fim de separar do rebanho os animais que apresentam no leite a formação de grumos ou coágulos (Rocha, 1980).

O enxágue inicial é feito para remover os componentes solúveis do leite. Nesse processo é recomendado utilizar água morna, acima de 35ºC abaixo de 50ºC. Essas temperaturas garantem que não ocorram a solidificação da gordura nem a desnaturação das proteínas, respectivamente.

O ordenhador deve estar com boa saúde, manter as unhas cortadas e limpas, usar roupas limpas, avental, botas, boné ou touca. Deve usar luvas no momento da limpeza dos utensílios. que podem causar mastite.

Antes de iniciar o processo de ordenha propriamente dito, seja ele mecânico ou manual, o ordenhador deve tomar alguns cuidados importantes como: lavar bem as mãos com água e sabão, verificar se os equipamentos ou utensílios que serão usados durante a ordenha estão bem limpos e ainda observar se os tetos da vaca a ser ...

A ordenha do leite materno deve ser feita de 3 a 5 minutos em cada mama alternadamente até que se completem 20 a 30 minutos em cada mama. O mesmo frasco pode ser usado para aparar o leite da mama, mas em casos de mulheres com bastante leite podem usar dois frascos, um para cada mama.

Secagem dos Tetos A secagem dos tetos é um dos fatores mais importantes da rotina da ordenha a contribuir para a qualidade do leite e saúde glândula mamária e deve ser realizada com toalhas de papel individuais, descartáveis.

As vacas, se conduzidas com calma e sem agressividade para o local da ordenha, não escondem o leite e, com isso, evita-se a queda na produção. 2. O ordenhador deve lavar as mãos e os braços com água e sabão antes de iniciar a ordenha. Lavar também as tetas do animal e secá-las com toalha-de- papel descartável.

A ordenha das vacas deve ser realizada da seguinte maneira: ordenha-se primeiro as vacas de primeira lactação; em seguida as vacas mais velhas que nunca tiveram mamite e, por último, as vacas que já tiveram mamite, mas foram curadas. As vacas suspeitas devem ser ordenhadas manualmente e sempre por último.

Na ordenha manual, o leite é retirado diretamente pelas mãos do ordenhador e posto em um balde. São necessários, de forma geral, poucos e simples instrumentos: peia para conter a vaca, banquinho para o ordenhador, balde, filtro e tanque de refrigeração.

Na ordenha manual, o leite é retirado pelas mãos do ordenhador em um balde. A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, o coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.

Líquidos ou pastilhas de esterilização.
Alguns preferem usar uma solução de esterilização de água fria. Nesse caso, todas as peças devem ficar submersas, sem bolhas de ar, durante pelo menos 30 minutos (e a solução deve ser descartada após 24 horas). Como alternativa, você pode usar um spray de desinfecção.

Higiene da vaca
O úbere deverá estar seco, os tetos limpos e secos. Se os tetos estiverem sujos, devem ser lavados com água corrente, sem que o úbere seja molhado, para não haver contaminação. Higienizado o local, têm-se início as etapas seguintes da ordenha.

Detergente neutro espumante recomendado para lavagens externas em estábulos, áreas de manipulação de alimentos, ordenhadeiras, resfriadores, utensílios em geral, entre outros. Grande poder de remoção de gorduras e sujidades, em virtude de sua formulação a base de tensoativos com alto poder espumante e higienizador.

A higienização correta dos alimentos e das suas embalagens é uma medida importante que ajuda a proteger a saúde, evitando, assim, a proliferação de bactérias, fungos, vermes e problemas de intoxicação alimentar. Ao selecionar o alimento a ser consumido, é importante observar as condições de limpeza que ele se encontra.

Para garantir a segurança do leite e seus derivados é fundamental que seja realizado o processo de pasteurização, que consiste em aquecer o leite para eliminar as bactérias que são prejudiciais ao nosso organismo.

O processo de higienização é a junção das operações de limpeza e desinfecção. A limpeza é a atividade de eliminação das sujidades, como resíduos de alimentos e outras partículas, normalmente perceptíveis a olho nu.

A higienização é feita obedecendo a duas etapas: limpeza e sanitização. Na etapa de limpeza é feita a remoção dos resíduos orgânicos e minerais presentes nas superfícies, e na sanificação é feita a redução da carga microbiana em níveis satisfatórios, havendo eliminação dos micro-organismos patogênicos.

A mulher deve lavar as mãos e limpar cuidadosamente os seios, antes e depois de cada procedimento, com a ajuda de um algodão ou com uma gaze umedecida em água previamente fervida. Recomenda-se movimentos circulares do centro para a periferia, passando o algodão sobre os mamilos, aréolas e zona envolvente.