O que considerar na reformulação do PPP para alinhá lo a BNCC?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A revisão do PPP se pauta, principalmente, em considerar quais são as principais competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver. Dentre elas, habilidades emocionais, tecnologia e autonomia do aluno são algumas das mais apontadas.

Os resultados da pesquisa evidenciaram que os PPP não são elaborados e atualizados de forma coletiva. Na escola municipal, a atualização acontece devido à exigência burocrática feita pela Secretaria Municipal de Educação, e na escola estadual ocorre com a troca de gestão escolar.

A atualização do Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser feita sempre que houver alteração que implique mudança das informações contidas nas suas seções ou pelo menos uma vez ao ano, quando permanecerem inalteradas suas informações.

Essa revisão permite adequar o PPP ao contexto da escola e ajustar as metodologias pedagógicas, visando melhorar a educação oferecida aos alunos. O documento serve como guia para as atividades realizadas pela instituição de ensino e precisa acompanhar as necessidades da comunidade escolar.

Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade.

o PPP como documento contemplador da identidade de cada unidade escolar, deve adequar as competência a realidade da comunidade que atende. Baseando-se nos conceitos e habilidades de cada disciplina, fazendo uso da interdisciplinaridade desenvolver projetos que contemplem os componentes curriculares propostos pela BNCC.

Ele é composto de três partes: a) Marco Situacional – modo como compreendemos/vemos/sentimos o mundo atual; b) Marco Filosófico – o tipo de cidadãos/sociedade queremos construir; c) Marco Operativo – que diz respeito às dimensões do trabalho escolar (pedagógica, comunitária e administrativa).

Além de organizar as aulas e o calendário, o PPP pode ser usado pela gestão de ensino como uma maneira de acompanhar o processo burocrático, financeiro e logístico, entendendo o que deve ser melhorado e aperfeiçoado.

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico? O PPP é o documento responsável por organizar as atividades pedagógicas que a escola realizará, guiando a administração da instituição e a condução do aprendizado dos estudantes com base nos conteúdos previstos na BNCC.

O BNCC tem sido apropriado pelo corpo docente em sua perspectiva de interidisciplinaridade e profundidade, além de ter uma característica importante, isto é: o espaço para a inserção criativa e contextual das demandas sociais e culturais enfrentadas pelas diferentes regiões e comunidades do país.

Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve ser atualizado no início de todo ano letivo e consultado periodicamente para garantir que está sendo colocado em prática. É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar.

Além disso, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve institucionalizar o atendimento educacional especializado. Isso permite a inclusão e participação dos estudantes com deficiência nas diversas atividades promovidas pela escola.

O PPP deve definir, por exemplo, o que é o Conselho Escolar, a Associação de Pais e Mestres, os Grêmios estudantis, as assembleias gerais e o que os alunos precisam fazer para participar mais das tomadas de decisão.

Para que o projeto esteja de acordo com a BNCC, o PPP da escola agora deve estimular o engajamento da equipe docente, discente e das famílias para construir um projeto colaborativo e democrático. A ideia é focar e atender as necessidades reais e os planos escolares.

A nova Instrução Normativa do INSS trouxe pequenos ajustes no PPP. As mudanças visam a adequação do documento a nova modalidade eletrônica, que será obrigatória a partir de 2023. Em resumo, a principal mudança no PPP é que agora deve constar nome e CPF do responsável pela assinatura do documento.

A emissão de PPP para períodos anteriores a 2021 se faz no modelo antigo de PPP com número de NIT ou PIS? A emissão do PPP, a partir de março de 2022, é sempre no modelo novo, mesmo que o período trabalhado seja anterior a março de 2022. Com a entrada do PPP eletrônico em janeiro de 2023, passará a ser de forma online.