O que configura massacre?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O termo massacre – chacina e assassinato em massa – refere-se a um grande número de pessoas mortas simultaneamente ou em um curto prazo de tempo, por um determinado indivíduo ou por organizações.

Assassínio em massa ou assassinato em massa, também chamado de massacre ou chacina, é o ato de assassinar, simultaneamente ou em curto período de tempo, um grande número de pessoas. Pode ser cometido por indivíduos ou organizações.

O que é Massacre:
S.M. Ação ou efeito de massacrar. Carnificina, chacina, matança, mortandade. Assassinar pessoas sem dar a chance de se defenderem.

Mao Zedong – 60 milhões
30 milhões morreram de fome apenas no Grande Salto Para Frente, um esforço de industrialização catastrófico, onde a mão de obra das fazendas foi desviada para a produção de ferro.

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

Planejar, preparar ou ameaçar realizar o massacre de pessoas: Pena – reclusão, de dois a quatro anos. Parágrafo único. Se o massacre é de pessoas que se encontram em instituições de ensino, a pena prevista no caput deste artigo é aumentada do dobro.”

O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. A história humana está marcada por eventos de encontros e confrontos entre grupos com diferentes etnias e culturas.

O caso ficou conhecido em todo o mundo como o “Massacre de Eldorado do Carajás”, que vitimou, no dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores sem-terra na chamada “Curva do S”, na PA-150, no município de Eldorado do Carajás, sul do Pará.

O que aconteceu: Na proporção da população mundial da época em que viveu, o líder mongol Gengis Khan supera qualquer outro genocida: aproximadamente 10% das pessoas que existiam naquele momento perderam a vida em consequência das ações desse líder político e militar.

massacre em Realengo

O massacre em Realengo (RJ), realizado em 2012, é considerado o mais conhecido por seguir o padrão de ataques a escolas, sendo realizado por um -ex-aluno da unidade de ensino.

Sandy Hook, Newtown, Connecticut– 26 mortos, 2012
O massacre de Sandy Hook, como ficou conhecido o caso em que um homem com um rifle matou 26 pessoas no colégio de mesmo nome, foi o mais letal em escolas já registrado até agora. Um homem de 20 anos invadiu a escola após atirar contra sua própria família em casa.

Penitenciária Federal de Brasília

Na Penitenciária Federal de Brasília, conhecida como “cadeia dos chefões” do crime, estão os criminosos mais perigosos do País. O Jornal da Band traz as imagens do seu interior. A segurança é reforçada no entorno do presídio e na parte interna com a presença – pelo menos até dezembro – da Força Nacional.

O massacre do Carandiru foi uma chacina policial realizada em uma penitenciária chamada Carandiru em 1992. A ação policial foi realizada para conter uma rebelião de detentos no Pavilhão 9. A intervenção da polícia resultou em 111 mortes.

A prisão de segurança máxima de Nuuk, na Groenlândia, abriga prisioneiros extremamente perigosos, muitos dos quais cresceram com os guardas que agora os vigiam.

Massacre escolar refere-se a ataques similares com o uso de arma branca, como no massacre em Blumenau ou a chacina em Saudades.

bloodletting {subst.} wipeout {subst.} mass murder {subst.}

Os Crimes de Maio contaram com a cumplicidade do Ministério Público do Estado de São Paulo. Em 25 de maio de 2006, 79 promotores assinaram um ofício em que reconheciam “a eficiência da resposta da Polícia Militar, que se mostrou preocupada em restabelecer a ordem pública violada”.

Saiba que são os 7 serial killers que fizeram mais vítimas no mundo

  1. Luis Garavito. ...
  2. Pedro López. ...
  3. Daniel Camargo Barbosa. ...
  4. Pedro Rodrigues Filho. ...
  5. Javed Iqbal. ...
  6. Gary Ridgway. ...
  7. Mikhail Popkov.

Genocida é quem extermina uma raça, uma religião, uma etnia. Até hoje no Brasil morreu 0,3% da população.

O genocídio dos povos indígenas no Brasil existe desde os tempos da colonização portuguesa, com a implementação do cultivo da cana-de-açúcar na costa brasileira. Esse processo consistiu no extermínio das populações indígenas, tanto pelos conflitos violentos, quanto pelas doenças trazidas pelos europeus.