O que compõe o estilo artístico?

Perguntado por: azagalo6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Movimentos estéticos, correntes, períodos e manifestações, situados dentro de um determinado intervalo de tempo histórico.

Os três componentes básicos de uma obra de arte, e que estão ligados de maneira inseparável, são tema, forma e conteúdo.

O estilo de uma obra de arte refere-se aos diferentes elementos visuais, técnicas e métodos. Geralmente corresponde a um movimento de arte ou a uma escola (grupo) à qual o seu autor está associado.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança.

1. modo pessoal de expressão que se manifesta na forma de dizer, escrever, compor, pintar, esculpir, etc.

Artes visuais: pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, arquitetura, fotografia e cinema. Artes performáticas: música, teatro e dança. Artes literárias: produção de gêneros literários diversos, como prosa e poesia.

O texto artístico tem como marca a função emotiva. Ele é responsável por transportar o leitor do seu mundo real para o mundo mágico das palavras e das emoções. A arte nesse texto surge para comover, provocar sensações e liberar os sentimentos.

Assim, há que ter em conta estes critérios comuns: época, técnica, tema e recursos utilizados.

Já Fayga Ostrower (1983), no seu livro Universos da Arte, apresenta cinco elementos visuais: a linha, a superfície, o volume, a luz e a cor.

Autor: Valdeir Cesário

  • O Ponto.
  • A Linha.
  • A Forma.
  • A Cor.

O ponto, a linha e as formas, assim como a cor e a textura, são elementos visuais que compõem as obras de arte. A maneira com que eles se organizam no espaço — que pode ser, por exemplo, a tela, o papel ou um objeto tridimensional — também é de grande importância para a construção de significado.

gostam de coisas objetivas e concretas. São tidas como simples, sinceras e práticas. gostam de entender o mundo, as pessoas, a natureza, seja para prever, para controlar, analisar ou tomar decisões.

O estilo pode ser a marca que o autor deixa na obra, a assinatura que o escritor evidencia em sua escrita, o visível que vai além das palavras escritas em uma folha. O estilo na escrita está além e aquém das convenções linguísticas. Não se trata da inobservância de regras de linguagem e de preceitos de escrita.

A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

As linguagens artísticas são as maneiras de expressão utilizando as artes, como, por exemplo, a música, a poesia, a dança, o teatro, o cinema, a pintura, o desenho, a história em quadrinho, o grafite, a fotografia, etc.

O que importa é a delimitação do campo de conhecimento ou de atuação que fazemos, logo, a Arte, sendo um desses campos, deve ser entendida do mesmo modo, portanto, nos parece ser mais apropriado falar em Arte e não em Artes.

Sete estilos universais: descubra qual é o seu

  • tradicional. Esse estilo, como já diz o nome, engloba quem gosta de se vestir de forma clássica. ...
  • esportivo. O estilo esportivo é mais despojado. ...
  • elegante. Sofisticação é a palavra que define o estilo elegante. ...
  • criativo. ...
  • dramático. ...
  • romântico.