O que compensa mais o álcool ou a gasolina?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A conta média para saber o que mais vale a pena, no entanto, é sempre a mesma — e é menos complicada do que parece. Esse cálculo existe porque a gasolina rende mais do que o álcool. Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina.

"Para viajar grandes distâncias, é importante ter autonomia. Na estrada, você não sabe quando vai encontrar postos de gasolina, então é importante usar um combustível que tenha mais rendimento. O álcool sai mais em conta e oferece uma resposta rápida na performance, por isso, pode ser usado dentro das cidades."

A questão é: qual o melhor combustível para o meu carro flex? Carros flex foram projetados para queimar álcool, gasolina ou qualquer mistura desses combustíveis. Então você pode colocar qualquer um deles, em qualquer proporção no tanque, e ser feliz.

Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.

etanol: entre 11,5:1 e 14,5:1. combustível diesel: entre 15:1 a até 18:1.

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Assim que estabilizada a velocidade, na faixa recomendada entre 80km/h e 90km/h para melhor consumo, a rotação ideal deve ficar entre 2.000 e 3.000 RPM (rotações por minuto), podendo, em alguns modelos, beirar os 4.000 RPM.

Como já mostramos, o etanol consome mais. Já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.

etanol

Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro. Se o carro for zero km, você pode abastecer da forma como lhe convir. No entanto, há especialistas advertem que a mudança brusca de combustível pode causar alguns problemas no motor do veículo.

A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando.

Sem maiores enrolações, a resposta é sim. “Os veículos flex podem ser abastecidos com gasolina ou etanol ou qualquer mistura destes dois combustíveis”, afirma Raquel Mizoe, diretora de Emissões Veículos Leves da AEA, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

Se ele decidir mudar da gasolina para o etanol, só deve fazer isso quanto a gasolina já estiver bem no finalzinho do tanque. E, também, o vice-versa do contrário, só passar de etanol para gasolina quando o tanque já estiver no finalzinho.

Ou seja, a mistura de gasolina e etanol também pode ajudar a reduzir as emissões de carbono. A mistura de gasolina e etanol também pode ajudar a reduzir as emissões de carbono.

Isso ocorre porque o poder calorífico do etanol é menor que o do combustível fóssil.

De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.