O que comer um dia antes do parto?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Invista em uma dieta rica em proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, vitaminas, fibras e muitas frutas. Hidrate-se constantemente e evite alimentos gordurosos, refrigerantes, produtos industrializados, doces e guloseimas no seu dia a dia. Esqueça a frase “Coma por dois”, você não deve comer em excesso!

Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … Pois por serem alimentos termogênicos, aceleram o metabolismo, ajudando assim a gestante entrar em trabalho de parto.

O abacaxi é uma das frutas mais capazes de induzir o parto. Ele contém bromelaína, que "amadurece" o colo do útero e é um dos segredos do processo. Coma rodelas inteiras, tome suco ou faça uma vitamina de abacaxi.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Outra coisa que pode ajudar bastante na preparação física é fazer caminhadas na gestação, alongamentos, yoga, enfim, atividades que ajudem a trazer mais consciência corporal. No momento do parto, é possível utilizar exercícios e posições em cada uma das fases, facilitando o encaixe e a passagem do bebê.

Recomendações: a ingesta de quantidades modestas de líquidos claros pode ser permitida para pacientes em trabalho de parto sem complicações. Exemplos de líquidos claros incluem, mas não são limitados a, água, sucos de fruta coados, bebidas carbonatadas (refrigerantes), chás claros e café preto.

Agachamento
Esse tipo de exercício dilata a saída pélvica. Sendo assim, o bebê terá mais espaço para nascer. Os agachamentos também fortalecem (e muito) todos os músculos das pernas, que serão essenciais na hora do parto.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso. A linha púrpura.

A estimulação é um método muito eficaz para facilitar a dilatação do útero. A estimulação pode limitar-se a mimos e carinhos ou à relação sexual. Quando se sente bem e em harmonia, o seu corpo liberta uma substância química que ajuda a suavizar o colo do útero o que, por sua vez, vai ajudar a acelerar a dilação.

Algumas formas naturais de acelerar o trabalho de parto são:

  1. Ter relações sexuais. ...
  2. Caminhar. ...
  3. Fazer acupuntura. ...
  4. Aplicar óleo de prímula no colo do útero. ...
  5. Tomar óleo de rícino. ...
  6. Tomar chá de folhas de framboesa. ...
  7. Beber chá de Jasmim.

Experimente o chá de folha de framboesa vermelha, com a permissão do seu médico. Esse chá de ervas pode estimular suas contrações que, por sua vez, podem romper a bolsa. Prepare o chá com folhas de framboesa vermelha e tome-o na fase final da gravidez.

Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas. Só 5 minutos de agachamento por dia já fazem diferença.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Os médicos definem que um bebê está encaixado quando a cabecinha (ou o bumbum) entra dentro da bacia óssea da mãe e fica fixo na pelve da mulher, sem ficar mais se movendo com tanta liberdade.